O Athletic Bilbau venceu o Nápoles na segunda mão do play-off de apuramento para a Liga dos Campeões por 3-1, com dois golos de Aduriz e um de Ibai Gómez, carimbando assim a passagem à fase de grupos da prova milionária. Hamsik marcou primeiro, mas os napolitanos não conseguiram travar resposta dos espanhóis.
Pressionado pelo empate na primeira mão (1-1) vindo de Itália, Nápoles tinha de fazer pela vida no San Mamés e vencer para conseguir alcançar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Algo complicado, tendo em conta que o Athletic não perdeu nenhuma das últimas quatro partidas frente a formações espanholas. Já os transalpinos somam a sua terceira derrota em Espanha, não conseguido granjear a terceira fase de grupos da sua história.
Rafael Benítez, que nunca havia vencido os bascos, fez duas alterações em relação à primeira-mão, colocando Mertens e Ghoulam no onze inicial e deixando Insigne, titular na primeira-volta, no banco de suplentes. Por outro lado, a formação de Ernesto Valverde não apresentou grandes surpresas na equipa inicial, num onze que apenas contava com um estrangeiro: o francês Laporte.
Muito tranquila e segura, a formação espanhola apresentou um futebol mais fluido, de pé para pé, conseguindo chegar à área “napolitana” com grande facilidade, impondo assim o seu domínio ao longo da partida. Os transalpinos optavam por um jogo mais direto, com Higuaín abandonado na frente de ataque e entregue a si próprio. Sem resultados práticos.
Destaque para uma oportunidade de Laporte, na primeira parte, que falhou o golo com a baliza praticamente aberta após cruzamento da direita. Beñat e Muniain eram o centro de uma equipa mais expedita e agressiva na recuperação da bola que não merecia a igualdade ao intervalo.
O segundo tempo começa praticamente com o golo dos “azzurri”, por intermédio do capitão Hamsik (47’), quando mal se tinha visto a tocar na bola. Aos 60’, Aritz Aduriz coloca a eliminatória em igualdade, na sequência de um canto, fazendo justiça no jogo. Oito minutos depois, o mesmo jogador completa a reviravolta no marcador, após uma hesitação do central Raúl Albiol com o guarda-redes Rafael.
Ibai Gómez sentencia, aos 73 minutos, a passagem dos “leões” à fase de grupos da “Champions”, depois de uma diagonal rápida da esquerda para o centro. Uma jogada que passível de ser marcado fora de jogo, uma vez que Aduritz, em fora de jogo, se faz à bola. O domínio do Athletic comprovou-se até ao final do jogo, contra um Nápoles destroçado, sem reação e impotente perante a qualidade de jogo do clube do norte de Espanha.
Com uma vitória por 4-2 no conjunto das duas mãos, o Athletic Bilbao qualifica-se pela segunda vez para a fase de grupos da liga milionária e fica colocado no pote três juntamente com o Sporting, sendo um dos possíveis adversários de FC Porto e Benfica (pote 1). O sorteio será realizado esta quinta-feira, às 16H45.
Comentários