O 'menu' dos quartos-de-final da Liga dos Campeões vai ser conhecido esta sexta-feira, prometendo grandes duelos entre os oito sobreviventes: Real Madrid, Juventus, Barcelona, Bayern de Munique, Liverpool, Manchester City, Sevilha e AS Roma.

O sorteio vai ser totalmente aleatório, o que quer dizer que não existirão 'cabeças-de-série' nem proteção contra duelos entre equipas do mesmo país. Os jogos da primeira-mão serão disputados nos dias 3 e 4 de abril, enquanto as partidas da segunda-mão acontecerão nos dias 10 e 11 do mesmo mês.

Nos oitavos-de-final caíram grandes equipas, como Manchester United de José Mourinho e o Paris Saint-Germain de Neymar.

Uma vez mais, as equipas espanholas estarão em maioria no sorteio, com três representantes, seguido de dois ingleses, dois italianos e um alemão. Quatro destes clubes terminaram a fase de grupos no primeiro lugar, enquanto os outros quatro avançaram para a fase a eliminar como segundos nos respetivos grupos.

Pelo histórico e méritos, o Real Madrid aparece como principal favorito ao título, sob comando de Zinedine Zidane. Atual bicampeã da competição e vencedora de três das últimas quatro edições, a equipa merengue está moralizada após despachar o poderoso PSG com duas vitórias

Na eliminatória, Cristiano Ronaldo marcou três golos e deixou claro que chegou em bom momento para a fase decisiva da temporada, assim como no ano passado.

Messi e Ronaldo num mundo só deles

O histórico rival, Lionel Messi, também mostrou as suas credenciais com dois golos e uma assistência contra o Chelsea, alcançando os 100 tentos na Liga dos Campeões. A má notícia dos catalães foi a lesão do médio Sergio Busquets, que vai ficar três semanas fora dos relvados com uma fratura no pé e é dúvida para os quartos-de-final.

Atrás dos dois gigantes espanhóis, outra candidata importante é a Juventus, finalista em 2015 e 2017 e disposta a dar o salto decisivo para a lenda Gigi Buffon aposentar-se com o único título que lhe falta no seu vasto salão de troféus. A dupla argentina Gonzalo Higuaín-Paulo Dybala está em alta nesta fase final.

Dirigido novamente por Jupp Heynckes, como quando conquistaram o último título europeu em 2013, o Bayern de Munique prepara-se para vencer a Bundesliga e está vivo em todas competições.

Além do quarteto tradicional, o Manchester City de Pep Guardiola impressiona pelo estilo de jogo e estatísticas, que deixam a equipa totalmente isolada na liderança da Premier League e a sonhar com o título da Champions. Na competição continental, é a segunda vez que os 'citizens' alcançam os quatos-de-final.

Já o Liverpool, com o trio Firmino-Salah-Mané, o Sevilha, que acaba de derrubar o gigante inglês Manchester United em Old Trafford, e a AS Roma, que sobreviveu ao sempre complicado Shakthar Donetsk, chegam aos 'quartos' com ambições de ir longe.