O Barcelona está em maus lençóis depois de ter sido goleado por 4-0 em França frente ao Paris Saint Germain na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. A equipa de Luis Enrique perdeu de forma categórica e colocou-se numa situação muito precoce em que equipa catalã em risco de ser eliminada da competição.

A perder por quatro golos de vantagem, Messi e companhia precisam de, na segunda mão, escrever um capítulo na história da Liga dos Campeões e cumprir uma reviravolta nunca antes vista nos anais da competição.

A reviravolta mais complicada registada na Liga dos Campeões aconteceu em 2003/04 quando o Deportivo da Corunha recuperou a desvantagem de 4-1 trazida de San Siro frente ao AC Milan nos quartos-de-final da prova. A formação espanhola entrou para a segunda mão da eliminatória com um défice de três golos, mas, no Estádio Riazor, o Deportivo da Corunha bateu os 'rossoneri' por 4-0 e acabou por garantir a passagem para as meias-finais da prova. Na altura, Pandiani (5' minutos), Valeron (34' minutos), Luque (44’ minutos) e Fran (76' minutos) fizeram os tentos que valeram o resultado histórico e a passagem para as 'meias'.

A carreira do Deportivo da Corunha acabou por ser chegar ao fim na ronda seguinte frente ao FC Porto. A equipa portuguesa era orientada por José Mourinho e estava a caminho da conquista do troféu. Frente aos 'dragões', a eliminatória foi decidida por um tento solitário de Derlei na segunda mão depois de um empate sem golos na primeira partida.

De regresso a 2016 e à derrota do Barcelona frente ao PSG, o 'desaire' dos 'blaugrana deixou marcas na história de confrontos entre os dois emblemas. A vitória parisiense por 4-0 entrou nos registos como a maior derrota do Barcelona perante uma equipa francesa na Liga dos Campeões. Até ontem, a maior diferença num jogo europeu tinha sido um contratempo frente ao Metz em 1984 quando a equipa catalã perdeu com o Metz por 1-4 na extinta Taça das Taças.

O resultado frente ao PSG igualou as maiores derrotas registadas pelo Barcelona na Liga dos Campeões fora de casa. Com o jogo de ontem, os 'blaugrana' aumentaram para três ocasiões em que foram derrotados por 4-0. Para além do PSG, Bayern de Munique (2013) e AC Milan (1994) também conseguiram golear a formação catalã. O 'desaire' frente aos milaneses ganha destaque, uma vez que foi conseguido num final da Liga dos Campeões, em Atenas.

Em sentido inverso, o PSG conseguiu a maior vitória de sempre sobre uma equipa espanhola numa prova internacional. A formação de Unai Emery quebrou a série de três derrotas seguidas contra o emblema catalão e conseguiu a maior diferença de golos numa eliminatória de uma competição europeia.

Até ontem, o melhor registo tinha sido alcançado em 1993 quando os parisienses bateram o Real Madrid por 4-1 nos quartos-de-final da extinta Taça UEFA. Nesse encontro, o Paris Saint Germain estava obrigado a vencer para recuperar a desvantagem de dois golos da primeira mão depois de ter sido derrotado pelos 'merengues' por 3-1 no Santiago Bernabéu. Feitas as contas dos dois jogos, o PSG acabou por seguir em frente com um resultado agregado de 5-4.

Unai Emery vitorioso frente à sua 'besta negra'

Quem certamente ficou satisfeito com o resultado foi Unai Emery. O treinador do PSG não tem um historial nada favorável frente ao Barcelona, mas viu a sua equipa assinar uma grande exibição com direito a goleada frente aos 'catalães’.

O triunfo na primeira mão dos oitavos-de-final marcou apenas a segunda vez que Unai Emery levou de vencida o emblema 'blaugrana'. No histórico de confrontos entre ambos, o treinador espanhol apenas tinha conseguido conquistar uma vitória conseguida em 2015 nos tempos em que orientava o Sevilha. Na contabilização estão 24 encontros sendo que o agora técnico do PSG perdeu 19, empatou seis e acumulou dois triunfo.

Com efeito, caso se concretize, a eliminação do Barcelona da Liga dos Campeões às mãos de Unai Emery será uma estreia para o treinador espanhol. Durante os nove anos em que esteve na Liga Espanhola nunca o conseguiu. Contudo, colocou-se, na primeira temporada em França, numa posição muito privilegiada para o fazer.

O PSG colocou-se na frente da eliminatória dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões depois de, na terça-feira, ter vencido o Barcelona por 4-0. Os golos da formação gaulesa foram marcados por Dí Maria (2x), Draxler e Edinson Cavani. Com este triunfo, a equipa de Unai Emery parte com muito favoritismo à passagem para os quartos-de-final da prova. No outro encontro dos 'oitavos', o Benfica bateu o Borussia Dortmund por 1-0 no Estádio da Luz com um tento solitário de Mitroglou na segunda parte do encontro.

As segundas mãos dos dois encontros estão marcadas para o próximo dia 8 de marços em Espanha (Barcelona [0-4] PSG) e Alemanha (Borussia Dortmund [0-1] Benfica).