Benfica e FC Porto já lá estão, o Sporting pode juntar-se caso não perca em casa frente ao Eintracht Frankfurt na 6.ª jornada. Pela primeira vez na história, Portugal poderá colocar três equipas nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Um feito inédito que, mediante uma determinada conjugação de resultados, poderá ser ainda mais digno de registo. É que Portugal poderá mesmo vir a ser - juntamente com a Inglaterra - o país com mais representantes nos oitavos de final da edição deste ano daquela que é a maior competição de clubes do mundo.
Neste momento, há já 12 equipas apuradas para os oitavos de final. A saber:
- 3 inglesas: Manchester City, Chelsea e Liverpol
- 2 portuguesas: Benfica e FC Porto
- 2 alemãs: Bayern Munique e Dortmund
- 2 italianas: Nápoles e Inter
- 1 de França (Paris Saint-Germain), Bélgica (Club Brugge) e Espanha (Real Madrid)
Sobram assim apenas quatro vagas para decidir na derradeira jornada, para as quais há ainda oito candidatos:
- Tottenham, Sporting, Frankfurt e Marselha para duas vagas no Grupo D
- Milan ou Salzburgo para uma vaga no Grupo E
- Leipzig ou Shakhtar para uma vaga no Grupo F
Inglaterra e Alemanha, dois dos países com quatro representantes na fase de grupos, poderão ainda, pois, 'fazer o pleno' no que toca ao apuramento das suas equipas para os 'oitavos'. Algo que Espanha (só terá mesmo o Real Madrid, com Barça, Atlético de Madrid e Sevilha eliminados) e Itália (o outro país com quatro equipas na fase de grupos, mas com a Juventus eliminada) já não lograrão.
Mas pode até dar-se o caso de - mediante a conjugação certa de resultados - Portugal vir a ser então a par da Inglaterra o país com mais representantes (três) nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2022/23.
Para que tal aconteça é necessário que o Sporting se apure no Grupo D juntamente com o Marselha e que Salzburgo e Shakhtar levem a melhor sobre Milan e Leipzig nos respetivos grupos.
Nesse cenário, os oitavos de final seriam compostos por 3 equipas inglesas, 3 equipas portuguesas, 2 equipas da Alemanha, Itália e França e 1 equipa de Bélgica, Áustria, Espanha e Ucrânia.
Comentários