O Benfica despediu-se das competições europeias esta quarta-feira com um resultado pesado frente ao Borussia Dortmund por 4-0 em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Três golos de Aubameyang e outro de Pulisic selaram o destino final das 'águias' nas provas europeias. Resta agora à equipa de Rui Vitória a luta pelo título e a conquista da Taça de Portugal.

A missão do Benfica em Dortmund era à partida muito complicada, mesmo com uma vantagem mínima de 1-0 alcançada no jogo da Luz. Com algumas ausências no plantel, Rui Vitória apostou na inclusão de André Almeida ao lado de Samaris no meio-campo do Benfica como precaução para o perigo que representam Dembèlé, Pulicic Aubameyang .

Apesar dar precauções defensivas, o Benfica entrou no jogo praticamente a perder logo a partir dos quatro minutos. Na marcação de um pontapé de canto no lado direito, a defesa encarnada mostrou-se demasiado passiva e permitiu a Aubameyang abrir o marcador completamente isolado.

Mas ao contrário do que seria de esperar, o golo do internacional gabonês acabou por não ter um efeito de galvanização nos jogadores da formação alemã. Os jogadores do Benfica corrigiram a sua posição em campo, e de forma muito personalizada acabaram por equilibrar as operações.
Antes do intervalo, Cervi e Luisão colocaram em sentido o Borussia Dortmund com duas jogadas de perigo, mas a velocidade de Dembèlé obrigou Samaris a recorrer a faltas cirúrgicas para travar o jovem francês.

Ao intervalo, a vantagem no marcador do Borussia Dortmund era um resulto justificável, mas o empate na eliminatória dava algum 'oxigénio' aos jogadores do Benfica para enfrentar a segunda parte com confiança, uma vez que bastava um golo para voltar para a frente na eliminatória.

No segundo tempo, o Benfica começou o jogo com uma grande oportunidade de Cervi depois de um mau alívio de Piszczek. O argentino surgiu numa zona frontal com a baliza praticamente à mercê, mas o remate acabou por bater no corpo de Piszczek e sair para fora.

O sinal de perigo estava dado, e o Borussia Dortmund estava avisado e começava a dar alguns sinais de nervosismo. Aos 54 minutos, Pizzi tenta um remate, mas a bola sai muito por cima da baliza de Burki. Aos 57 minutos, Ederson depara-se com Aubameyang isolado à sua frente mas consegue interceptar o remate do gabonês. No entanto o lance acabou por ser anulado por fora de jogo.

O Borussia Dortmund dava sinais de confiança e em três minutos fez dois golos de rajada, colocando-se em vantagem na eliminatória. O primeiro, aos 59 minutos, foi apontado por Pulisic, com o internacional norte-americano a picar a bola por cima de Ederson e a fazer o 2-0. O segundo golo de rajada foi apontado aos 61 minutos após a conclusão de uma jogada desenhada a régua e esquadro pelos 'arquitectos' Schmelzer e Aubameyang. Com o 3-0, o avançado gabonês bisava no jogo e praticamente sentenciava as aspirações do Benfica em seguir em frente na prova.

A precisar de marcar golos para relançar a eliminatória, Rui Vitória tirou Salvio e lançou no jogo Jonas. Em desvantagem no marcador, o Benfica esboçou uma reação, mas sem efeito prático perante o Borussia Dortmund confortável com o resultado. Aos 82 minutos, Cervi saiu e para o seu lugar entrou Raul Jiménez. Apesar de três avançados em campo, os encarnados não conseguiam 'ter bola' e praticamente corriam atrás do prejuízo com os jogadores do Borussia Dortmund a controlar as operações. A cinco minutos do apito final, Aubameyang selou o 'hat-trick' após assistência de Durm e fechou as contas do jogo.

Com este resultado, o Borussia Dortmund segue em frente na competição enquanto que o Benfica caiu pela primeira vez nos oitavos de final da Liga dos Campeões.