As três equipas de futebol com portugueses que disputavam um lugar no 'play-off' da Liga dos Campeões foram hoje bem-sucedidas, numa jornada que garantiu ao Sporting o estatuto de cabeça de série nessa fase.

Os ‘portugueses’ Mónaco, APOEL e Dínamo Zagreb seguem para a eliminatória decisiva, enquanto o Ajax ficou pelo caminho, surpreendido pelo Rapid Viena, e assegurou que o Sporting será um dos cinco clubes mais cotados dos não-campeões no sorteio de sexta-feira, aos quais se juntam mais cinco da 'rota dos campeões'.

Com Ricardo Carvalho, João Moutinho e Ivan Cavaleiro a titulares, e Bernardo Silva no banco, o Mónaco de Leonardo Jardim, que já tinha vencido no terreno do Young Boys, por 3-1, goleou os suíços em casa, inaugurando o marcador apenas no segundo tempo, com golo de Cavaleiro aos 54 minutos.

O tento acabou com a resistência dos helvéticos e o defesa Layvin Kurzawa (64), o avançado Anthony Martial (70) e o avançado italiano Stephan El Shaarawy (77) foram construindo a goleada que confirmou a diferença entre os oponentes.

Domingos Paciência sofreu para ver o seu APOEL Nicósia ultrapassar os dinamarqueses do Midtjylland, a quem tinham vencido fora, por 2-1, pois logo aos três minutos ficou em desvantagem e aos 29 passou a jogar com menos um atleta.

Com Mário Sérgio e Nuno Morais no ‘onze’, os cipriotas tremeram com o prematuro golo do defesa Erik Sviatchenko (03), ao qual se juntou a expulsão do trinco brasileiro Vinícius (29), mas o resultado não se alterou e valeu aos portugueses o tento marcado fora.

O Dínamo de Zagreb, de Eduardo, Gonçalo e Ivo Pinto – Paulo Machado foi expulso na primeira mão e não jogou –, sofreu de forma impensável, ao empatar 3-3 com o Molde, na Noruega, após teer estado a vencer por 3-0 aos 22 minutos.

Depois do empate 1-1 e, Zagreb, o jovem avançado Marko Pjaca (17), o médio macedónio Arijan Ademi (20) e o médio Marko Rog (22) colocaram os croatas em confortável vantagem –, mas o Molde, que falhou dois penaltis e acabou reduzido a 10, ainda empatou e ficou a apenas um golo do êxito.

O avançado Ola Williams Kamara (08) falhou um primeiro penalti e o médio Harmeet Singh (45+2) consentiu a defesa a Eduardo no segundo, a castigar falta do guarda-redes português, desperdiçando ocasiões soberanas. No final, de nada valeram os tentos de Etzaz Hussain (43), Mohamed Elyounoussi (52) – em novo penalti cometido Eduardo - e Kamara (75), três minutos depois da expulsão do defesa Vegard Forren.

Em Amesterdão, no jogo que mais interessava ao Sporting, o avançado esloveno Robert Berič (12) e o médio Louis Schaub (39) deram surpreendente vantagem ao Rapid Viena na visita ao Ajax, que tinha empatado 2-2 na Áustria.

Ainda assim, aos 51, o jovem avançado polaco Arkadiusz Milik reduziu e aos 75 o médio sérvio Nemanja Gudelj empatou, igualando a eliminatória, mas apenas três minutos depois Louis Schaub bisou e contrariou o favoritismo dos holandeses (2-3).

Na quarta-feira, dia em que se completa a terceira pré-eliminatória, o Fenerbahçe, de Vítor Pereira, Bruno Alves, Raul Meireles e Nani, joga a passagem ao ‘play-off’ em Kiev, frente ao Shakhtar Donetsk depois de um empatem sem golos na Turquia.

Resultados Liga dos Campeões

Apoel 0-1 Midtjylland
Molde 3-3 D. Zagreb
Ajax 2-3 Rapid Viena
Monaco 4-0 Young Boys

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.