O FC Porto recebe o Liverpool, esta terça-feira, em mais um desafio de exigência máxima na Liga dos Campeões. Depois do empate em casa do Atlético Madrid (0-0), os 'dragões' são terceiros no Grupo B, com um ponto, enquanto os 'reds' lideram no seguimento do triunfo sobre o AC Milan (3-2).

Sérgio Conceição e Jurgen Klopp voltam assim a encontrar-se, depois de se terem defrontado quatro vezes nos últimos três anos - duas vezes em 2018 e duas em 2019, sempre na fase a eliminar da Liga dos Campeões, com o FC Porto a sair derrotado em ambas as ocasiões.

Guia de forma

O FC Porto chega a este encontro sem conhecer o sabor da derrota em jogos oficiais, com cinco vitórias e três empates. Ainda assim, a equipa azul e branca sofreu para vencer em casa do Gil Vicente na última sexta-feira.

A formação de Sérgio Conceição foi salva por um golo de Sérgio Oliveira aos 89 minutos, de livre direto, depois de se ter colocado em vantagem aos nove, por intermédio de Taremi, e de ter permitido a igualdade aos anfitriões, obtida por Samuel Lino (24'), na recarga a uma grande penalidade que tinha marcado.

Já o Liverpool empatou 3-3 com o recém-promovido Brentford, num jogo onde Diogo Jota marcou. Tal como o FC Porto, os 'reds' também não conhecem o sabor da derrota e mantêm-se à frente de Manchester City, Manchester United, Chelsea e Everton, com mais um ponto.

Problemas na defesa do FC Porto para jogo com Liverpool: Pepe não treinou e Mbemba está castigado
Problemas na defesa do FC Porto para jogo com Liverpool: Pepe não treinou e Mbemba está castigado
Ver artigo

Pepe lesionou-se no desafio com o Atlético de Madrid e tem corrido contra o tempo para estar às ordens de Sérgio Conceição. Ainda assim, o defesa-central não participou no último treino da equipa. Mbemba, recorde-se, cumpre castigo por ter sido expulso no Wanda Metropolitano e é baixa certa para este jogo.

Se Sérgio Conceição não contar com Pepe, será obrigado a ter uma dupla inédita de centrais: Marcano deverá jogar ao lado de Fábio Cardoso, jogador sem qualquer minuto esta temporada. Outra solução passará por adaptar um jogador.

Histórico

FC Porto e Liverpool já jogaram oito vezes em partidas oficiais e o saldo é bastante duro para os azuis e brancos: cinco derrotas e três empates.

O histórico começa com a eliminação nos quartos de final da Taça UEFA de 2000/01 (0-0, depois 2-0 em Anfield). Na fase de grupos de 2007/08, ao 1-1 na Invicta, os 'reds' responderam com um triunfo por 4-1 em casa.

Mais recentemente, nos oitavos de final de 2017/18, os portistas foram goleados em casa por 5-0, para na segunda mão empatarem a zero em Anfield. Na época seguinte, nos quartos de final, o Liverpool seguiu em frente com dois triunfos: 2-0 em casa e 4-1 no Dragão.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição: ""A identidade do Liverpool não mudou, é um adversário que é a melhor equipa do mundo em certos momentos do jogo. É a minha visão realista de como vejo o futebol. São uma equipa forte, super agressiva na recuperação, muito capaz nos ataques à baliza. Tem muitos pontos fortes, cabe-nos contrariar e colocar a nu algumas fragilidades, que também as tem."

Jurgen Klopp: "O FC Porto é um clube de topo, que está sempre na Liga dos Campeões. Contra o Atlético foi um jogo duro e se alguém merecia vencer era o FC Porto. Isso diz muito da equipa que vamos defrontar amanhã."

Árbitro

O russo Sergei Karasev vai arbitrar a receção do FC Porto ao Liverpool. Karasev, de 42 anos e internacional desde 2010, vai ser assistido pelos compatriotas Igor Demeshko e Maksim Gavrilin e terá Vladimir Moskalev como quarto árbitro, enquanto o alemão Bastian Dankert assumirá as funções de videoárbitro (VAR).

O árbitro russo dirigirá os 'azuis e brancos' nas competições europeias pela segunda vez, depois de já ter estado na derrota do conjunto de Sérgio Conceição com os holandeses do Feyenoord (2-0), em outubro de 2019, na fase de grupos da Liga Europa.

O FC Porto-Liverpool tem início marcado para as 20 horas e pode ser acompanhado AO MINUTO no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.