Apenas 90 minutos separam o FC Porto de um cheque 'bem gordo' da UEFA avaliado em 4,9 milhões de euros. É esse o valor de prémio do organismo que tutela o futebol europeu para os quatro semifinalistas desta edição da Liga dos Campeões.

Com efeito, o FC Porto joga esta noite (19h45) a segunda mão dos quartos de final da 'liga milionária' com o poderoso Bayern Munique e a vantagem de 3-1 conseguida na primeira partida abrem de par em par as portas das meias-finais. E é esse escalão que pode elevar os proveitos portistas na prova para uns impressionantes 28 milhões de euros, já que o valor encaixado até agora se cifra em 23,1 milhões.

Nestas contas está apenas o valor dos prémios, aos quais se devem posteriormente somar as receitas de bilheteira e dos direitos televisivos proveniente do 'market pool' da UEFA. Perante este cenário, o FC Porto está na iminência de alcançar a sua melhor campanha europeia de sempre a nível financeiro, uma vez que a vitória de 2004 valeu 'apenas' 27 milhões de euros.

Todavia, os prémios foram sendo atualizados ao longo da última década e são agora ainda mais apetecíveis. De facto, caso os dragões consigam de seguida chegar à final recebem logo 6,5 milhões de euros e que se transformam em 10,5 na perspetiva de triunfo na prova.

O Bayern Munique-FC Porto está marcado para esta noite, às 19h45, na Allianz Arena.