As meias-finais da Liga dos Campeões 19/20, disputadas num formato especial, a uma só mão, em Lisboa, vão ter um espectador bem atento: o FC Porto. É que caso o PSG supere o Leipzig na terça-feira e o Bayern afaste o Lyon na quarta, os 'Dragões' garantem desde logo o estatuto de primeiros cabeças-de-série no sorteio da fase de grupos da próxima edição da prova.

Enquanto campeões nacionais, os 'azuis e brancos' têm lugar garantido na fase de grupos da Champions 2020/21, mas estão para já - em função do ranking de Portugal - no segundo pote para o referido sorteio. Contudo, visto que PSG e Bayern já têm lugar garantido no Pote 1 enquanto campeões de França e Alemanha, respetivamente, se um dos dois se sagrar campeão europeu em Lisboa ficará disponível nesse Pote 1 a vaga destinada ao detentor do troféu. Uma vaga que reverterá a favor do campeão de Portugal, no caso o FC Porto.

Assim, se parisienses e bávaros assegurarem, desde já, a presença na final, o lugar do FC Porto no Pote 1 fica garantido. Caso apenas uma delas passe à final, os 'Dragões' terão de esperar pelo desfecho da final de sábado. E, se PSG e Bayern forem ambos afastados, por Leipzig e Lyon, respetivamente, o FC Porto poderá mesmo acabar por ficar no Pote 3, caso seja o Inter a vencer a Liga Europa 2019/20.

Especial Liga dos Campeões: Acompanhe todas as decisões com o SAPO Desporto!

Para já, no Pote 1 têm lugar garantido, para além de Bayern e PSG, Real Madrid, Liverpool, Juventus e Zenit St. Petersburg. As outras duas vagas serão ocupadas pelo vencedor da presente edição da Liga Europa (Inter, Sevilha ou Shakhtar Donetsk) e pelo Leipzig, pelo Lyon (caso vençam a Liga dos Campeões 19/20) ou, então, pelo FC Porto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.