Depois da derrota em Madrid na estreia (2-1), o FC Porto está proibido de perder mais pontos na Liga dos Campeões, tendo na receção desta terça-feira ao Club Brugge a oportunidade ideal para fazer esquecer as más memórias do primeiro encontro frente ao Atlético.

No Wanda Metrolitano, tudo correu mal aos dragões. Após um jogo em que foi claramente superior antes de perder Taremi por acumulação de amarelos, o FC Porto acabou ingloriamente derrotado na capital espanhola, por 2-1, com o golo do triunfo a surgir no último lance da partida, aos 90+11 minutos.

O avançado iraniano, assim como Otávio, que se lesionou durante a partida, são baixas certas para o duelo com o Club Brugge, que surpreendeu ao vencer o Bayer Leverkusen (1-0) na jornada inaugural, graças a um golo de Abakar Sylla. Os dragões estão, por isso, obrigados a vencer os belgas esta noite para se manterem vivos no Grupo B.

FC Porto tem saldo negativo com Atlético e Leverkusen e positivo ante Brugge
FC Porto tem saldo negativo com Atlético e Leverkusen e positivo ante Brugge
Ver artigo

Pelo meio, o FC Porto conseguiu um triunfo seguro na receção ao Chaves, que deixou os azuis e brancos no terceiro lugar da I Liga, a três pontos do Benfica. Sérgio Conceição optou por dar descanso a Pepe, até então totalista nos azuis e brancos, numa altura do calendário que dita mais três jogos até final de setembro e seis em outubro. O central deverá apresentar-se ao melhor nível esta terça-feira no Dragão, ao lado de David Carmo.

Quem também regressa ao onze do FC Porto é Evanilson, na sequência do castigo a Taremi. O brasileiro deverá fazer dupla com Toni Martínez na frente, embalado pelo golo diante dos Chaves, o quarto – também marcou a Tondela, Marítimo e Sporting – em oito jogos desta temporada.

O que esperar do Club Brugge?

Comandado por Carl Hoefkens, que substituiu Alfred Schreuder após a saída deste para o Ajax, o tricampeão belga ocupa neste momento o terceiro lugar da liga, com os mesmos 19 pontos do Genk, fruto de seis vitórias, um empate e uma derrota. No entanto, o emblema de Bruges tem vindo a subir de rendimento, tendo vencido os últimos seis jogos que disputou (cinco no campeonato e um na Champions).

No sábado, o Club Brugge venceu por 2-0 no reduto do Seraing, com golos de Cyle Larin e Hans Vanaken, ambos a passe de um nome bem conhecido dos portugueses, o ex-benfiquista Yaremchuk. Na baliza continua a ter o experiente Simon Mignolet e um meio-campo reforçado pela aposta no 3x5x2, onde se destaca o criativo Hans Vanaken.

FC Porto e Club Brugge, de resto, já se haviam encontrado numa fase de grupos da Liga dos Campeões. Em 2016/17, os azuis e brancos alcançaram duas vitórias pela margem mínima (1-2 e 1-0) a caminho dos oitavos de final: André Silva decidiu o desafio na Bélgica nos descontos, ao completar uma reviravolta iniciada por Miguel Layún, face ao golo madrugador de Jelle Vossen, tendo sido também talismã no Dragão para a equipa então orientada por Nuno Espírito Santo.

O histórico positivo frente ao Club Brugge já tinha arrancado com o êxito na segunda ronda da então denominada Taça UEFA de 1972/73, construído a partir do triunfo do FC Porto nas Antas (3-0), logo antes de uma derrota tangencial (2-3) na região da Flandres.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição (FC Porto): "Vamos defrontar o tricampeão belga, que está habituado a ganhar no seu país e venceu quatro dos últimos cinco campeonatos. Sabemos aquilo que o Club Brugge poderá fazer em função do que analisámos. Tem feito um campeonato muito bom e este primeiro jogo na ‘Champions’ veio provar que apresenta processos interessantes a nível de dinâmica ofensiva e organização defensiva."

Carl Hoefkens (Club Brugge): "O FC Porto é uma equipa muito portuguesa, com a sua qualidade e imensa técnica. Sei que está pressionado para obter um bom resultado e tentará condicionar-nos. Temos de trabalhar de forma muito profissional, mostrar uma mentalidade vencedora, ter posse de bola e agressividade."

O árbitro

A UEFA nomeou o grego Tasos Sidiropoulos para dirigir o encontro desta terça-feira no Dragão. O juiz de 43 anos será auxiliado por Polychronis Kostaras e Lázaros Dimitriadis, com Aristotelis Diamantipoulos como quarto árbitro.

O também helénico Agelos Evangelou estará no VAR, no qual terá como assistente o italiano Marco Di Bello.

O FC Porto-Club Brugge está marcado para as 20h00 desta terça-feira e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto.