O FC Porto empatou a um golo frente ao Áustria de Viena, em jogo da quinta jornada do Grupo G da faz de grupos da Liga dos Campeões. Com este resultado, dragões não aproveitaram deslize do Zenit e continuam no terceiro lugar do grupo, fora do apuramento para os oitavos de final.

O FC Porto esteve demasiado mal nos primeiros 45 minutos. Os campeões nacionais entraram demasiado nervosos no Dragão e denotaram bastante desorganização. Talvez por isso, foram inúmeros os passes falhados pelos jogadores azuis e brancos e num desses exemplos o Áustria de Viena aproveitou para se adiantar no marcador.

Danilo perdeu a bola infantilmente num alívio, Kienast recolheu a bola no meio-campo, caminhou para a baliza e rematou forte e colocado, sem hipóteses para Helton.

O FC Porto tentou reagir à adversidade logo de seguida e podia ter chegado ao empate por Defour. O belga deparou-se com uma boa parada de Lindner e a defesa azul e branca continuou a tremer de cada vez que a equipa austríaca partia para o ataque. Embora sem criar mais nenhuma oportunidade de golo, os austríacos ameaçaram sempre em contra-ataque a baliza de Helton e podem inclusive queixar-se de uma grande penalidade não assinalada.

Antes da saída para o intervalo debaixo de um coro de assobios, o FC Porto dispôs de mais uma boa ocasião, por Jackson Martínez, com Lindner mais uma vez a mostrar-se atento.

O FC Porto voltou com outra cara para o segundo tempo e em três minutos chegou ao empate. Na sequência de um canto, e de uma insistência do ataque portista, Jackson Martínez subiu mais alto na pequena área e de cabeça bateu Lindner para o 1-1.

Parecia que o FC Porto podia embalar para a reviravolta, mas os dragões continuaram com ideias confusas, pouco organizados em campo, a levarem as bancadas muitas vezes ao desespero. Varela e Lucho dispuseram de boas ocasiões para marcar, mas a pressão sobre os austríacos nunca foi asfixiante. Aliás, a equipa violeta (hoje de branco) chegou mesmo a pôr Helton à prova, com Hosiner num remate forte a fazer a bola rasar o poste.

No final o FC Porto tentou em desespero o 2-1, mas o Áustria conseguiu resistir ao assédio do Dragão até ao apito final. Com este empate em casa, o FC Porto desperdiçou a oportunidade de passar para o segundo lugar do grupo, ultrapassando o Zenit. As duas equipas continuam separadas por um ponto, com vantagem para os russos, que na última jornada recebem em casa o Áustria de Viena, enquanto o FC Porto viaja até Madrid para defrontar o já apurado Atlético Madrid.