O FC Porto alcançou hoje o primeiro triunfo na Youth League de futebol, ao vencer os israelitas do Maccabi Telavive, por 2-0, em jogo da terceira jornada do Grupo G, que decorreu em Vila Nova de Gaia.

A formação portista chegou cedo à vantagem através de um autogolo do central Vaturi, aos seis minutos, na tentativa de um corte a um cruzamento de Rúben Macedo, que terminou com a bola no fundo da baliza defendida por Haviv Ohayon.

O Maccabi Telavive reagiu bem ao golo sofrido e dispôs de duas oportunidades para empatar na mesma jogada, aos 14 minutos, negadas pelo guarda-redes Diogo Costa, primeiro num remate de longe por Altman e depois na recarga por Dasa.

Bruno Costa, aos 18 minutos, procurou surpreender o guarda-redes Ohayan, sem sucesso, e Luís Mata, aos 19, obrigou o defensor das redes do Maccabi Telavive a mostrar trabalho e a ceder canto.

O encontro chegou ao intervalo com ambas as equipas a procurarem visar a baliza adversária, mas sem conseguirem chegar ao golo, muito por culpa das intervenções dos guarda-redes Diogo Costa e Ohayon.

Fernando, aos 53 minutos, Dor Galili, aos 59, e Rúben Macedo, aos 65, demonstraram no início da segunda parte a mesma disposição ofensiva com que as equipas recolheram ao intervalo, mas sem êxito.

O FC Porto dilatou a vantagem já perto do final do encontro por João Cardoso, aos 85 minutos, na transformação de uma grande penalidade a castigar falta de Vaturi, que já tinha marcado um autogolo, sobre Rúben Macedo.

Com o triunfo alcançado hoje, o FC Porto passa a ocupar o terceiro lugar do grupo G, com os mesmos quatro pontos dos ucranianos do Dínamo de Kiev, que perderam em casa com os ingleses do Chelsea, por 2-0, que lideram com sete pontos.

Jogo no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto – Maccabi Telavive, 2-0.

Ao intervalo: 1-0.

1-0, Vaturi, 06 minutos (própria baliza)

2-0, João Cardoso, 85 (grande penalidade)

Equipas:

- FC Porto: Diogo Costa, Fernando, Verdasca, Sandro Fonseca, David Sualehe, João Cardoso, Bruno Costa, Moreto Cassamã (Rui Pires, 88), Luís Mata (Michael Morais, 63), Rúben Macedo e Madi Queta (Diogo Dalot, 80).

(Suplentes: Fábio Ferreira, Diogo Dalot, Diogo Queirós, Rui Pires, Madiu Bari, Tony Djim e Michael Morais).

Treinador: António Folha.

- Maccabi Telavive: Ohayon, Rosenboim, Vaturi, Bar Galili, Grechkim, Glazer, Shapira, Kanichowsky, Altman (Haramati, 76), Dasa (Al Awiset, 68) e Durovic (Dor Galili, 46).

(Suplentes: Sneh, Zelikovic, Amran, Golan, Haramati, Dor Galili e Al Awisat).

Treinador: Ziv Avraham Arie.

Árbitro: Nikolaj Hanni, Suíça.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Sandro Fonseca (33), Bar Galili (35), João Cardoso (74) e Vaturi (84).

Assistência: cerca de 300 espetadores.