Esta quarta-feira, o FC Porto recebe o Schalke 04 no Estádio do Dragão, às 20h00, em jogo a contar para a quinta jornada do grupo D da Liga dos Campeões. Um empate basta à equipa portista para seguir em frente, mas uma vitória deixa os 'dragões' mais confortáveis para a próxima fase.
Neste momento, o campeão nacional lidera o grupo com 10 pontos (três vitórias - uma com o Galatasaray e duas frente ao Lokomotiv de Moscovo - e um empate com o Schalke 04), seguido do Schalke 04 com oito pontos. O Galatasaray segue na terceira posição com quatro pontos, enquanto o Lokomotiv não soma qualquer ponto e está já de fora dos oitavos de final da competição.
Para seguir em frente, o FC Porto precisa apenas de um empate com o Schalke 04, mas a vitória ajuda os 'dragões' na possibilidade de passar aos quartos de sinais, sendo que as chances lusas são mais 'palpáveis' caso a equipa de Sérgio Conceição defronte Atlético de Madrid, Inter de Milão, Liverpool, Ajax, Lyon, Roma ou Manchester United.
O segundo lugar do grupo coloca o FC Porto na mira de Borussia Dortmund, Barcelona, Nápoles, Bayern de Munique, Manchester City, Real Madrid ou Juventus, o que poderia tornar a qualificação bem mais complicada para os campeões nacionais.
Além da 'facilidade' da próxima fase vêm ainda os números. Para já, o FC Porto tem assegurados 51,95 milhões de euros, mas se vencer o Schalke 04 chega aos 64,15 milhões de euros. Já em caso de vitória na última jornada, frente ao Galatasaray em Istambul, os 'dragões' sobem a parada para os 66,85 milhões de euros. O apuramento para os quartos de final garante à equipa portista 77,35 milhões de euros.
O truque na manga de Conceição
Para carimbar duas vitórias nos próximos dois jogos, Sérgio Conceição pode mesmo recorrer a Moussa Marega, que sozinho na frente de ataque marcou em três partidas consecutivas. Um golo esta quarta-feira pode levar o maliano mais perto da fasquia de Jardel - o brasileiro conseguiu marcar em cinco jogos seguidos na Champions, na temporada 1999/2000.
Enquanto teve companhia, Marega não conseguiu chegar à finalização, mas desde que Aboubakar se lesionou e o maliano ficou sozinho na frente tem sido sempre a somar. Com Tiquinho Soares não inscrito na Liga dos Campeões, Sérgio Conceição lançou Marega sozinho na frente e este mostrou que sabe dar conta do recado.
O maliano deu os três pontos aos 'dragões' na receção ao Galatasaray e apontou ainda nos jogos com o Lokomotiv de Moscovo, tanto em casa como fora. Nos 23 anos da Liga dos Campeões, só mesmo Jardel conseguiu ir além da marca dos três jogos consecutivos a marcar e, agora, Marega promete fazer o mesmo.
Comentários