A equipa de sub-19 do FC Porto passou aos quartos-de-final da UEFA Youth League, ao derrotar o Real Madrid por 3-1, no desempate por grandes penalidades. No tempo regulamentar registou-se um empate a uma bola. O guarda-redes mexicano Gudiño foi decisivo. Na próxima ronda os jovens "dragões" irão medir forças com o vencedor do jogo entre o Barcelona e o Anderlecht.

No Estádio Alfredo Di Stefano, em Madrid, os merengues entraram melhores no encontro, exercendo uma grande pressão sobre a jovem formação portista. Nessa fase emergiu Raul Gudiño, guarda-redes mexicano que também defende as redes da equipa B dos "azuis-e-brancos". Ao intervalo registava-se um empate a zero bolas.

No segundo tempo tudo mudou com a entrada do extremo Rúben Macedo. O jogador do FC Porto deu muito trabalho aos merengues e obrigou Dani Fernandez a fazer falta para amarelo, o segundo no jogo, aos 48 minutos. O jogador do Real Madrid foi expulso, deixando os comandados de António Folha em vantagem. Pouco tempo depois o FC Porto viu o árbitro anular-lhe um golo limpo, num remate do avançado colombiano Leonardo.

O Real Madrid respondeu e logo com golo. Mayoral passou pelos dois centrais portistas e rematou para a baliza. Gudiño podia ter feito mais para evitar o golo dos merengues.

Os "dragões" partiram à procura do empate e foi preciso duas grandes penalidades, uma convertida e outra desperdiçada, tudo isto com muita polémica pelo meio. Na primeira grande penalidade, Leonardo falhou, mas na segunda, marcou mesmo.

O segundo penálti é caricato. Um jogador do Real Madrid achou que a bola tinha saído pela linha de fundo (e saiu mesmo) e agarrou o esférico com as mãos. O árbitro achou que a bola ainda estava em jogo e marcou grande penalidade. Leonardo não se importou e empatou.

O jogo foi decidido nas grandes penalidades, com Raul Gudiño a defender dois remates dos merengues, que falharam três grandes penalidades. Vitória por 3-1 nos penáltis para a turma de António Folha.

Onze das duas equipas

Real Madrid: Oliveros; Quezada, Lienhart, Kuscevic, Dani Fernandez, Borja Sánchez (Sergio Molina, 69m), Lazo (Garcia, 79m), Febas, Cedrés, Mayoral e Babunski (Tejero, 52m).

FC Porto: Gudino; Fernando, Johansen, Diogo Verdasca (Djim, 79m), Lumor, Awaziem, Clever (Moreto Cassamá), Rui Moreira (João Cardoso, 67m), Sérgio Ribeiro, Leonardo e Ruben Macedo.

VEJA AQUI OS GOLOS DA PARTIDA