O FC Porto qualificou-se esta quarta-feira para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol e assegurou o primeiro lugar do Grupo D, ao bater em casa os alemães do Schalke 04, por 3-1, na quinta jornada.

Depois de a derrota do Galatasaray no terreno do Lokomotiv de Moscovo (2-0) ter garantido ao FC Porto e ao Schalke a presença na próxima fase antes de entrarem em campo, o campeão português venceu o grupo, graças aos golos do brasileiro Éder Militão (52 minutos), do mexicano Jesús Corona (55) e do maliano Moussa Marega (90+4), este depois de Bentaleb ter reduzido, de grande penalidade (89).

Esta foi a 15.ª vez que a equipa azul-e-branca passou para a fase a eliminar da Liga dos Campeões, em 22 presenças.

Além disso, o FC Porto igualou o seu melhor registo nesta prova à 5.ª jornada. Nas épocas 1996/97, 2012/13 e 2014/15, os 'dragões' chegaram também somavam 13 pontos à 5.ª ronda. Foi também a segunda vez que a equipa conseguiu quatro triunfos seguidos na prova.

Se vencer os turcos do Galatasaray na última jornada, o FC Porto iguala a sua melhor pontuação de sempre na Champions. Em 1996/1997 os 'dragões' chegaram aos 16 pontos em 18 possíveis, o melhor registo até agora. A vitória permitirá também um novo recorde já que o FC Porto nunca venceu cinco jogos seguidos no formato atual da prova milionária.

Além disso, a equipa de Sérgio Conceição entrou num grupo restrito, que conta apenas com Real Madrid e Barcelona: tal como os dois colossos espanhóis, os 'dragões' também já garantiram o primeiro lugar do seu grupo, quando faltam disputar apenas uma jornada.

O FC Porto comanda o Grupo D com 13 pontos, mais cinco do que o conjunto de Gelsenkirchen, segundo classificado, com oito.

O Galatasaray, com quatro pontos, e o Lokomotiv, que somou hoje os primeiros três, já não podem atingir os primeiros lugares e ficam confinados à disputa do terceiro posto e consequente passagem para os 16 avos de final da Liga Europa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.