O FC Porto poderá ter de antecipar a pré-época para finais de junho, de modo a ter uma melhor preparação para atacar as eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Escreve o jornal OJogo na sua edição desta segunda-feira que a SAD azul-e-branca vai reunir-se com o treinador logo após a final da Taça de Portugal, marcado para este sábado, 25 de maio, no Jamor, frente ao Sporting.

Com a entrada na fase de grupos da 'Champions' como prioridade número 1, os 'dragões' terão uma tarefa difícil pela frente, já que é preciso construir um plantel, uma vez que metade dos jogadores da equipa 2018/2019 irá sair e há seis ou sete titulares deste ano que poderão deixar o Dragão.

Mas primeiro, é preciso atacar em força o mercado, para fazer frente as saídas. Éder Militão já assinou pelo Real Madrid, Filipe está de 'malas feitas' para o Atlético Madrid, tal como Alex Telles. Marega tem forte interesse na Premier League e deverá ser vendido. Casillas vai 'pendurar' as luvas, depois de operado ao coração, Brahimi e Herrera terminam contrato e vão sair, tal como Maxi Pereira, Fabiano, Adrián López e Hernâni.

A ideia da SAD azul-e-branca é repetir as últimas duas edições da Champions no que a encaixes financeiros dizem respeito. Na época 2018/2019 que agora termina, o FC Porto bateu o recorde de receitas na Liga Milionária, ao receber quase 80 milhões de euros. Mas para entrar na fase de grupos, a equipa precisa de ultrapassar duas eliminatórias. A boa notícia é que não terá nenhum 'tubarão' pela frente, já que os quatro primeiros das Ligas Inglesa, Espanhola, Alemã e Itália. A boa é que os 'dragões' são cabeças-de-série nos sorteios, pelo que terão adversários mais acessíveis.

É crucial planear bem a pré-época, que deverá ser antecipada para finais de junho. Os 'dragões' irão entrar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, marcado para seis ou sete de agosto. Antes, a dois ou três do mesmo mês, o FC Porto poderá ter de disputar a Supertaça de Portugal frente ao Benfica, caso vença o Sporting este sábado no Jamor. A pré-época será também condicionada pela participação dos jogadores em grandes competições de seleções: Mbemba, Aboubakar, Marega (se ficar) e Loum vão estar na Taça das Nações Africanas, a decorrer entre 21 de junho e 19 de julho, no Egito. Osório, central emprestado ao Vitória de Guimarães, vai estar na Copa América, (entre 14 de junho e sete de julho). Romário Baró e Fábio Vieira estarão no Europeu de sub-19, entre 14 e 24 de junho, Diogo Costa, Diogo Leite, Diogo Queirós, estarão no Mundial de sub-20.

Posto isto, a SAD do FC Porto terá muita pressa em fechar os dossiers das transferências. É preciso vender quem vai sair o mais breve possível, mas também contratar quem será para contratar, de forma ter os principais jogadores na pré-época o mais cedo possível. Conceição quer liberdade total mas também celeridade da SAD no mercado para trabalhar com os reforços o mais cedo possível, de forma a evitar dissabores nas duas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.