O bom desempenho dos clubes portugueses na presente edição da Liga dos Campeões, com Benfica e FC Porto já apurados para os oitavos de final e o Sporting a um empate de se lhes juntar, fica também bem expresso na performance de alguns jogadores, bem posicionados nos rankings de estatísticas da prova apresentados pela UEFA.
É o caso da tabela com o número de desarmes efetuados até ao momento na fase de grupos, com dois médios das águias, um dos dragões e outro dos leões no Top-8.
Florentino, do Benfica, chega mesmo ao pódio, com 17 desarmes (apenas superado por Thiago Alcantara, do Liverpool, e Verratti, do PSG), com Uribe, do FC Porto, logo atrás, no quarto lugar, com 16 desarmes. Um pouco mais abaixo, no 8.º lugar deste ranking, surgem Ugarte, do Sporting, e Enzo Fernandez, também do Benfica, com 13 desarmes até ao momento.
Este não é, porém, o único dado estatístico onde há jogadores das formações portuguesas em destaque: Otamendi, do Benfica, é o quinto jogador que mais bolas recuperou e também o quinto com mais alívios; Diogo Costa, do FC Porto, é o 9.º guarda-redes com mais defesas (e, claro, o que mais penáltis defendeu) e Marcus Edwards, do Sportig, o 9.º que com mais dribles efetuados. Por fim, Rafa Silva, do Benfica, é o quarto jogador que mais remata na prova.
O ranking de assistências também merece destaque no que a Portugal diz respeito, embora não propriamente no que toca a equipas portuguesas. É que os dois jogadores com mais assistências para golo na fase de grupos até ao momento são portugueses: Diogo Jota e João Cancelo, ambos com quatro.
Comentários