O sorteio das meias-finais da Liga dos Campeões ditou uma final antecipada entre Bayern Munique e Real Madrid, duas equipas que já se defrontaram em vinte ocasiões nas competições europeias com os alemães a levarem uma vantagem de 11 triunfos sobre os espanhóis.

Do histórico dos confrontos entre Bayern Munique e Real Madrid um dos pormenores mais relevantes vai para o facto dos "merengues" nunca terem vencido na casa dos gigantes bávaros em dez visitas aos atuais campeões europeus.

No saldo entre as duas formações, o Real Madrid soma sete triunfos, dois empates e onze derrotas sendo que nas visitas à Baviera os merengues somam nove derrotas.

O primeiro jogo entre Real Madrid e Bayern Munique foi em 1976 com um empate nas meias finais da Taça dos Campeões Europeus no Estádio Santiago Bernabéu por 1-1.

O último jogo entre as duas formações foi em 2012 quando o Real Madrid de José Mourinho venceu o Bayern Munique por 2-1 numa meia-final da Liga dos Campeões que acabaria por ser decidida na marcação das grandes penalidades, onde os alemães acabariam por passar à final de Wembley para conquistar o quinto troféu sobre o Borussia Dortmund.

Na outra meia-final da Liga dos Campeões, Chelsea e Atlético Madrid reencontram-se depois da célebre final da Supertaça Europeia em 2012 onde os espanhóis golearam os ingleses por 4-1 com Radamel Falcao a assinar um hat-trick.

O primeiro confronto entre Chelsea e Atlético Madrid ocorreu na fase de grupos da Liga dos Campeões da época 2009/2010 com um triunfo em Stamford Bridge por 4-0. No segundo confronto entre ambas equipas o empate a 2-2 foi o resultado final no Vicente Calderón. Um dado curioso vai para o facto do Chelsea ter marcado em todos os confrontos com o Atlético Madrid.