A reedição da última final, entre o Inter Milão e Bayern Munique, abrilhanta a segunda semana da primeira “mão” dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões em futebol, enquanto Real Madrid e Manchester United enfrentam equipas francesas.

Longe das performances internas da última época, “nerazzurri” e bávaros reencontram-se quarta-feira, em Milão, nove meses depois da final de Madrid, resolvida a favor a formação italiana, então comandada pelo português José Mourinho, com dois golos do argentino Diego Milito.

À procura da vingança, o Bayern pode recordar a vitória alcançada na fase de grupos, em 2006/2007, em San Siro, por 2-0. Em Munique, na segunda volta, os italianos não foram além de um empate a um golo.

Também à procura de desforra, o Real Madrid visita terça-feira o Lyon, “carrasco” dos “merengues” na última temporada diante dos gauleses, precisamente nos “oitavos”.

Na primeira mão, os espanhóis saíram derrotados do Gerland por 1-0, com um golo de Jean Makoun, e, apesar de Cristiano Ronaldo ter empatado a eliminatória nos primeiros minutos da segunda “mão”, Miralem Pjanic selou a eliminação do Real.

De resto, o Lyon tem sido a verdadeira “besta negra” do actual clube de José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Pepe, que não passa aos quartos-de-final desde a época 2002/2003.

Em 2005/06, na fase de grupos, venceu em casa por 3-0 e empatou a um golo no Santiago Bernabeu e, na época seguinte, ganhou por 2-0 em Lyon, com um golo de Tiago, e empatou a dois golos na capital espanhola.

Quarta-feira, o Manchester United, de Nani e Bebé, também joga em solo gaulês, em Marselha. As duas equipas já se defrontaram em 1999/2000, na fase de grupos, com uma vitória caseira para cada uma das equipas.

Na véspera, o Chelsea, de Hilário, Paulo Ferreira e Bosingwa, desloca-se à Dinamarca para defrontar o “outsider” FC Copenhaga, num duelo inédito na “Champions”.

Nos primeiros quatro jogos dos “oitavos” destacou-se o triunfo do Arsenal sobre o FC Barcelona por 2-1, em Londres, e as vitórias forasteiras de Tottenham e Shakhtar Donestk face aos italianos AC Milan e Roma, respectivamente, enquanto Valência e Schalke 04 empataram a um golo, em Espanha.