O treinador Ivo Vieira afirmou hoje que o Vitória de Guimarães deve mostrar quinta-feira em campo que é "favorito" a vencer a segunda pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, com o Jeunesse Esch, no Luxemburgo.

A formação portuguesa vai disputar o primeiro jogo oficial da época às 19:30 de quinta-feira, na Cidade do Luxemburgo, e o técnico realçou que os vimaranenses precisam de jogar com "vontade" para provarem que são melhores do que o adversário e conseguirem um "resultado positivo" na primeira mão.

“Acredito que a dedicação, o empenho, a organização e o foco ganham à teoria. Não podemos ser teóricos ao ponto de acreditarmos que somos favoritos ou mais fortes. Temos de o demonstrar em campo e fazer mais e melhor do que o nosso adversário para termos sucesso nesta eliminatória", disse, na conferência de antevisão, realizada no estádio Josy Barthel, palco do desafio.

O treinador considerou ser "prematuro" dizer qual o "estado da equipa", até porque só acumula um mês de trabalho e os jogadores ainda "não estão no seu melhor", mas admitiu que um triunfo na quinta-feira pode dar um "elã positivo" à evolução da versão 2019/20 do Vitória.

"Nada será posto em causa perante o resultado desta eliminatória, mas é um belo cartaz de visita podermos ter um bom arranque nesta época", disse.

Ivo Vieira frisou ainda que a sua equipa deve "respeitar o historial e a dimensão" da Jeunesse Esch, equipa com 28 campeonatos e 13 taças do seu país, no seu entender, mais forte do que a formação que eliminou na primeira pré-eliminatória, o Tobol, do Cazaquistão.

"Em termos de tempo de viagem [relativamente ao Cazaquistão], [este adversário] é mais benéfico, mas a dificuldade do jogo é maior, porque o Jeunesse é mais forte do que o Tobol", afirmou, sobre a equipa sediada em Esch-sur-Alzette, que vai jogar em casa emprestada.

O treinador disse ainda ser "gratificante", mas "normal", a presença esperada de centenas de adeptos vitorianos no Luxemburgo e rejeitou que o calor previsto para a hora do jogo - entre 35 a 37 graus - possa ter influência no desfecho da partida.

Ao lado de Ivo Vieira, o lateral esquerdo Rafa Soares recusou também a importância do calor no duelo de quinta-feira, explicando que a "hidratação" é um fator acautelado, e frisou que o Vitória tem de estar ao "melhor nível" para contrariar o Jeunesse Esch e alcançar um triunfo, que seria o segundo do clube a jogar fora em provas europeias.

"O Jeunesse é uma equipa que vai jogar num bloco médio-baixo e aproveitar o mínimo erro da nossa parte para fazer golo. Temos as nossas armas para contrariar isso. Queremos deixar uma boa imagem do que vai ser o Vitória nesta época", afirmou.

O Vitória de Guimarães defronta o Jeunesse Esch, do Luxemburgo na quinta-feira, às 19:30 (em Lisboa), num jogo que vai ser disputado no estádio Josy Barthel, na Cidade do Luxemburgo, com arbitragem do sueco Bojan Pandzic.