Quando o sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões colocou o Liverpool no caminho do Atlético de Madrid, poucos acreditaram que a formação madrilena fosse capaz de travar um campeão europeu que parecia imparável. Contudo, o Liverpool tem mostrado sinais de vulnerabilidade nos últimos tempos e, depois do triunfo 'colchonero' por 1-0 na primeira mão, em Madrid, a surpresa pode mesmo acontecer. As duas equipas medem forças esta noite em Anfield Road, na segunda mão.

Uma segunda mão em que o Atlético de Madrid, ao contrário do que sucedeu na primeira mão, já vai poder contar com o internacional português João Félix, a quem o treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, deixou vários elogios.

Duas equipas que já estiveram melhor

O Atlético de Madrid também não atravessa um grande momento. Só venceu dois dos seus últimos cinco jogos no conjunto de todas as competições, vem de dois empates e, na Liga espanhola, está mesmo fora dos lugares de acesso à Liga dos Campeões.

Covid-19: Jogo entre Liverpool e Atlético de Madrid terá público
Covid-19: Jogo entre Liverpool e Atlético de Madrid terá público
Ver artigo

Mas o Liverpool mostrou, nas últimas semanas, que não é invencível. Uma derrota por 3-0 no terreno do Watford impediu os pupilos de Jurgen Klopp de terminarem a Premier League inglesa invencíveis, um desaire ante o Chelsea ditou o adeus à Taça de Inglaterra e, talvez mais grave, a derrota na primeira mão dos oitavos de final, em Madrid, deixou a equipa em posição delicada na defesa do título da Liga dos Campeões.

Depois de ter estado dez jogos seguidos sem sofrer golos na Liga inglesa, entre o início de dezembro e meados de fevereiro, o Liverpool sofreu sempre golos nos últimos cinco jogos que disputou. Um aspeto que um Atlético de Madrid sempre 'matreiro' e com alguém como Diego Simeone ao leme poderá aproveitar para causar uma 'surpresa que, aquando do sorteio, muitos viam como impossível de suceder.

Presença dos adeptos pode ajudar

Um facto irá, ainda assim, jogar a favor dos 'Reds'. Ao contrário do que sucede em outros jogos das provas europeia de clubes em Itália, França ou Espanha, não houve ordem para que o encontro fosse disputado à porta fechada em virtude do surto do coronavírus.

O Liverpool poderá, desta forma, tirar proveito do forte apoio que costuma receber por parte do público de Anfield e que ajuda a tornar o recinto numa autêntica fortaleza nas noites europeias, pelo menos desde que Klopp assumiu o leme do clube. Desde que o técnico germânico chegou ao clube, em 2015, o Liverpool nunca perdeu em casa para as provas europeias e atingiu três finais de competições da UEFA.

O que dizem os treinadores

Jürgen Klopp, treinador do Liverpool: "Estamos no intervalo da eliminatórie e essa é a melhor notícia. Num jogo normal, costumamos usar período de intervalo da melhor maneira. Aprendemos com a primeira parte, mostramos aos jogadores algumas situações e muitas vezes melhoramos. Passaram três semanas. Muitas coisas são agora muito mais claras do que eram antes. Temos de mostrar que aprendemos com o primeiro primeiro jogo e que queremos realmente passar".

Diego Simeone, técnico do Atlético: "Precisamos sofrer em alguns momentos, mas também vamos ter ocasiões. Todos vimos nos últimos oito anos o que já fizemos e temos de mostrar o que somos. Vamos enfrentar uma grande equipa que já mostrou tudo o que é capaz desde que Jürgen Klopp assumiu o cargo. Nunca estive em Anfield, quer como treinador, quer como jogador. Nunca tive a possibilidade de jogar num estádio tão magnífico, casa de uma equipa com toda história".

Equipas prováveis

Liverpool: Adrián; Alexander-Arnold, Gomez, Van Dijk, Robertson; Oxlade-Chamberlain, Fabinho, Wijnaldum; Salah, Firmino, Mané
De fora: Alisson Becker (anca), Shaqiri (gémeo), Clyne (joelho)
Em dúvida: Henderson (músculo da coxa), Robertson (não revelado)
Em risco de suspensão: Gomez, Mané e Robertson

Atlético: Oblak; Trippier, Savić, Felipe, Renan Lodi; Saúl Ñíguez, Partey, Koke, Vitolo; João Félix Correa
Em dúvida: Lemar (coxa), Morata (coxa)
Em risco de suspensão: Correa

O encontro tem início marcado para as 20h00, em Anfield Road.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.