O Bayern Munique, seis vezes campeão europeu, recebe esta noite, a partir da 20h00, o Manchester United, campeão da Europa em três ocasiões, no encontro-cartaz desta primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 23/24.

Um embate entre dois emblemas históricos que trará certamente à memória de muitos a mítica final de 1999 da competição, que terminou com triunfo dos Red Devils sobre os bávaros graças a dois golos no período de descontos.

Desde então, porém, a formação inglesa não tem sido nada feliz nos duelos com o Bayern. Depois dessa inesquecível final, em Barcelona, a 26 de maio de 1999, Bayern e United já mediram forças em mais oito ocasiões e os de Manchester só venceram numa delas, tendo perdido quatro e somado três empates. Os Red Devils já caíram mesmo por três vezes - sempre nos quartos de final - aos pés do gigante da Baviera.

E a temporada também não está a correr da melhor forma ao United, que na Premier League soma duas vitórias e três derrotas ao fim de cinco jornadas, ocupando um modesto 13.º lugar. Quanto ao Bayern, lidera a Bundesliga a par do Bayer Leverkusen, com três vitórias e um empate após quatro jornadas, mas esta época já perdeu a Supertaça alemã.

Harry Kane em Munique é mais um aliciante

Se este historial de encontros entre os dois conjuntos não chegar para deixar os adeptos com água na boca, desta feita há ainda mais um aliciante. Do lado do campeão alemão joga agora Harry Kane - que também foi alvo do United - e que fará sua estreia pelo Bayern na Liga dos Campeões depois de deixar o Tottenham.

O avançado, habitual capitão da seleção de Inglaterra, não tem contudo boas recordações dos duelos com os 'Red Devils': em 19 jogos contra o United como jogador do Spurs, Kane apenas venceu seis, tendo marcado só cinco golos.

O treinador do Bayern, Thomas Tuchel, porém, destaca o que Harry Kane traz à equipa, mesmo quando não marca golos. "Ele acaba por melhorar os outros jogadores, pois atrai sobre si as atenções e todos se concentram no que faz", disse o treinador Thomas Tuchel.