Mas, afinal, Jonas joga ou não joga? É esta a dúvida que tem assolado a mente dos benfiquistas nas últimas horas e que, ao que tudo indica, só será esclarecida momentos antes do início do Benfica-Dortmund, no Estádio da Luz. Em pleno dia de São Valentim, não há cá tempo para romantismos: o caso de Jonas parece mais um filme de ‘suspense’ (e a ver vamos se se transformará numa história de terror).

Apesar de ter sido convocado, o avançado acusou dores na cervical, chegando mesmo a falhar o treino matinal de segunda-feira, o que fez soar o alarme no Seixal. Nem mesmo Rui Vitória, na conferência de antevisão do encontro desta terça-feira, soube avançar uma informação concreta quando ao boletim clínico do jogador. Caso não se apresente a 100%, o brasileiro será poupado pelo treinador das ‘águias’, até porque vem aí uma deslocação ao terreno do SC Braga, já no próximo fim de semana.

Confirmando-se este cenário, será uma baixa de peso no plantel ‘encarnado’, que contava com a dupla Jonas-Mitroglou para fazer estragos na formação germânica. A equipa de Thomas Tuchel chega à Luz com os índices de confiança bastante abaixo do normal – apenas venceu dois de oito jogos desde que a Liga dos Campeões parou em dezembro – pelo que este seria o momento ideal, ainda mais jogando em casa, para ‘partir para cima’ do adversário.

Na conferência de lançamento do encontro, Rui Vitória admitiu que o goleador teria "dificuldades em estar no jogo", optando por não dramatizar. "Não há qualquer tabu (...) Vamos ver se recupera... Se não acontecer, entrará outro jogador", admitiu o técnico. Quem terá ficado feliz com as recentes notícias é o timoneiro da equipa germânica, que na véspera fez questão de enaltecer a parceria entre o brasileiro e o grego no ataque dos ‘encarnados’, nomeadamente a “elegância e leitura de jogo” do melhor marcador da época transata.

Jonas, recorde-se, esteve lesionado durante grande parte deste defeso, não tendo sequer participado em qualquer jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. Em 2017, soma oito golos em 10 jogos. Raúl Jiménez, que aproveitou a partida de sexta com o Arouca para ganhar algum ritmo competitivo, será a principal alternativa ao lugar do avançado, de 32 anos.

Renovação para fechar até final do mês

À margem do duelo na Luz, continuam as negociações com vista à renovação do contrato de Jonas com os ‘encarnados’, apesar do assédio que chega da China, nomeadamente do Beijing Guoan. Os jornais A Bola e Record avançam, esta terça-feira, que Luís Filipe Vieira pretende encerrar este ‘dossier’ até final do mês – o mercado na China fecha a 28 de fevereiro.

As propostas pelo concurso do avançado brasileiro, cujo vínculo termina em junho de 2018, têm sido tentadoras, mas o clube não está interessado em perder o jogador.

Benfica e Dortmund entram em campo esta terça-feira às 19h45 horas, em partida referente à primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Nos convocados de Rui Vitória para este encontro, o destaque vai para a chamada de Pedro Pereira, lateral direito que reforçou as ‘águias’ no mercado de inverno.