Ganhar a Liga dos Campeões não é sinónimo de ganhar muito dinheiro. De acordo as contas do 'The Swiss Ramble', um site suíço especialista em economia do futebol, vencer a Liga dos Campeões várias vezes não garante mais dinheiro em relação a quem não ganha.

O site fez uma análise às receitas da prova milionária antes de avançar para um ranking de clubes que mais dinheiro ganharam na Champions. O 'The Swiss Ramble' analisou as receitas de clubes que tenham arrecadado, no mínimo, 50 milhões de euros nos últimos cinco anos.

Numa lista final de 44 clubes, a Juventus aparece como aquela que mais dinheiro arrecadou nas provas da UEFA nas últimas cinco temporadas. A 'Vecchia Signora' recebeu 406 milhões de euros, apesar de não ter vencido qualquer título. O Real Madrid, que venceu a Champions quatro Liga dos Campeões desde 2014, aparece no segundo posto, com apenas 360 milhões de euros arrecadados.

E como é que a Juventus ganha mais que o Real Madrid? A resposta está no "market pool" televisivo que beneficia mais o clube italiano já que o operador que detém os direitos das provas em Itákia distruibui mais dinheiro aos clubes. Além disso, há menos dinheiro a distribuir aos outros clubes italianos já que não alcançam as últimas fases das provas da UEFA.

O PSG, com 299 milhões de euros ganhos nos últimos cinco anos, fecha o pódio. Manchester City, Barcelona, Atletico Madrid, AS Roma, Arsenal e Chelsea fecham o top ten, ou seja, nas dez primeiras posições há três equipas espanholas, três inglesas, duas italianas, uma francesa e uma alemã.

Entre os portugueses, o melhor é o FC Porto, que está na 19.ª posição, dois lugares à frente do Benfica. Os 'dragões' arrecadaram 126 milhões de euros na UEFA, enquanto os 'encarnados' ficaram-se pelos 117 milhões. O Sporting é o terceiro clube português que está no ranking, aparecendo na 34.ª posição com 67 milhões de euros ganhos nos últimos cinco anos.

Clubes que mais dinheiro ganharam na UEFA nos últimos cinco anos, de acordo com o The Swiss Ramble
Clubes que mais dinheiro ganharam na UEFA nos últimos cinco anos, de acordo com o The Swiss Ramble