O FC Porto foi hoje eliminado pela segunda vez nas rondas preliminares da Liga dos Campeões de futebol, ao ser afastado pelos russos do Krasnodar, na terceira pré-eliminatória.

Os russos, décimos adversários dos ‘dragões’ em pré-eliminatórias, tinham perdido em casa por 1-0, mas conseguiram dar a volta à eliminatória, com um triunfo por 3-2 no Dragão.

Até hoje, a única equipa que tinha afastado o FC Porto em rondas preliminares foi o Anderlecht, em 2000/01, quando, depois de vencer em Bruxelas, por 1-0, conseguiu empatar a zero no Estádio das Antas.

A última vez que o FC Porto tinha tido de passar uma pré-eliminatória na ‘Champions’ aconteceu há três temporadas, no ‘play-off’, frente à Roma, com uma igualdade 1-1 em casa a deixar os ‘azuis e brancos’ em perigo, mas um triunfo por 3-1 em Itália permitiu-lhes seguir em frente.

Na primeira edição da Liga dos Campeões, em 1992/93, o FC Porto chegou à fase de grupos sem grandes dificuldades, ao eliminar os luxemburgueses do Union (9-1 no total das duas mãos) e os suíços do Sion (6-2).

Na temporada seguinte, os ‘dragões’ afastaram os malteses do Floriana (2-0) e os holandeses do Feyenoord (1-0), sem sofrerem golos e graças a vitórias caseiros e nulos fora.

A maior goleada do FC Porto em fases preliminares aconteceu na segunda pré-eliminatória de 2001/02, quando os galeses do Barry Town saíram das Antas com uma goleada de 8-0, de pouco lhes valendo o triunfo por 3-1 em casa.

Para chegar à fase de grupos dessa temporada, o FC Porto afastou ainda os suíços do Grasshopper, com uma vitória por 3-2 fora, depois de ter empatado 2-2 em casa.

Em 2014/15, o FC Porto afastou o Lille, com um triunfo por 1-0 em França e 2-0 no Estádio do Dragão.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.