As principais Ligas europeias caminham a passos largos para o seu final e nalguns países, como em Portugal, Espanha ou Alemanha, os campeões até já estão consagrados. Quer isto dizer que a Liga dos Campeões 2022/23 e a fase de grupos da mesma começam desde já a ganhar forma.

Assim, no que toca a equipas portuguesas, já se sabe que o FC Porto vai estar na fase de grupos e, na qualidade de campeão nacional, vai estar no Pote 1, dos principais cabeças de série.

Quanto ao Sporting, enquanto vice-campeão nacional, também tem lugar garantido nessa fase de grupos, não sabendo ainda, contudo, qual o Pote onde será colocado no sorteio, podendo o seu destino ser o Pote 3 ou até o Pote 4, dependendo das equipas que se apurarem para a fase de grupos, entre elas o Benfica.

Benfica que já sabe que vai ter - tal como esteve em 2021/22 - de ultrapassar duas rondas a eliminar para chegar à fase de grupos. Entrará em cena a 3.ª pré-eliminatória do chamado 'Caminho das Ligas', onde terá estatuto de cabeça de série e onde já sabe que um dos possíveis quatro adversários é o Strum Graz, da Áustria. Depois, se ultrapassar essa etapa, a equipa da Luz terá também estatuto de cabeça de série garantido no 'play-off' que se seguirá.

Já há 16 equipas com lugar garantido na fase de grupos

Ao todo, são já 16 (ou seja, metade) as equipas com lugar garantido na fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/23:

Inter, Milan, Juventus e Nápoles (Itália)

Bayern Munique, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen (Alemanha)

Real Madrid e Barcelona (Espanha)

Manchester City e Liverpool (Inglaterra)

FC Porto e Sporting (Portugal)

Salzburgo (Áustria)

Shakhtar Donnetsk (Ucrânia).

Quem se pode juntar nos lugares de entrada direta?

Das 32 vagas na fase de grupos, 26 são diretas, sendo as restantes seis garantidas via 'Caminho dos Campeões' (quatro) e 'Caminho das Ligas' (duas, podendo uma delas vir a ser do Benfica). Há, assim, 10 entradas diretas na fase de grupos ainda em aberto.

Em Inglaterra, há três candidatos para duas vagas: Chelsea, Arsenal ou Tottenham.

Em Espanha a situação é idêntica, com três candidatos ainda com hipóteses matemáticas de chegarem a duas vagas por atribuir: são eles o Sevilha, o Atlético de Madrid e o Bétis.

Na Alemanha falta atribuir uma vaga e há dois candidatos: Leipzig e Freiburg.

Em França, há duas vagas por atribuir e são ainda três os candidatos: Marselha, Mónaco e Rennes.

Nos Países Baixos apenas o campeão tem entrada direta: Ajax e PSV ainda lutam pelo título.

Na Bélgica também só o campeão tem acesso direto e há ainda três equipas com hipóteses matemáticas de se sagrarem campeãs: Club Brugge, Union St. Gilloise e Anderlecht

Por fim, a Escócia (em virtude da exclusão das equipas russas) tem também uma vaga direta na fase de grupos, a atribuir ao campeão nacional: o Celtic está à beira do título, mas o Rangers ainda tem hipóteses matemáticas de lá chegar.

A juntar a estes lugares de entrada direta via Ligas Nacionais, há ainda a vaga destinada ao vencedor da Liga Europa, cuja final colocará frente a frente, a de , Eintrach Frankfurt e Rangers. Quer isto dizer que a formação de Glasgow joga ainda em 'dois tabuleiros' com vista a uma entrada direta na fase de grupos da Champions.