A diferença entre equipas mais fortes e mais fracas geralmente vê-se nos jogos e a Liga dos Campeões não é excepção. Um novo estudo do Observatório de Futebol dp Centro Internacional de Estudos do Desporto (CIES) revelou que a prova milionária é a terceira competição com maior diferença entre as equipas, numa análise de 31 das principais ligas europeias e das competições europeias.

O estudo revela que, desde a fase de grupos até este momento, mais de um quinto das partidas terminaram com uma diferença de três golos ou mais entre as duas equipas, resultando numa percentagem de encontros desequilibrados de 21%. A maior competição europeia de clubes fica atrás apenas da Liga do Chipre (22,5%) e da Liga da Áustria (21,5%).

Já a prova europeia secundária, a Liga Europa, surge na 26ª posição, apenas com uma percentagem de 13,5%.

Nas cinco principais ligas europeias, a Liga Francesa surge como a liga mais desequilibrada na sétima posição, com 17,9%, seguindo-se a Liga Inglesa no nono lugar, com 17,7%; a Liga Espanhola no 10º lugar, com 17,6%; a Liga Italiana na 12ª posição, com 17,3% e a Liga Alemã na 16ª posição, com 16,7%.

A Liga Portuguesa surge neste estudo, numa das posições mais baixas da tabela. A Primeira Liga encontra-se na 30ª posição, com uma percentagem de 11,9%.