A UEFA está a preparar uma autêntica 'revolução' na Liga dos Campeões que pode colocar em risco a entrada direta do campeão português na competição, revela esta sexta-feira o jornal norte-americano New York Times.

De acordo com as informações veiculadas pelo referido diário norte-americano tendo como base os primeiros documentos elaborados pela UEFA sobre as provas europeias, o organismo que tutela o futebol europeu está a equacionar uma autêntica 'revolução' a partir de 2024 com a divisão do futebol europeu em três divisões distintas.

Segundo o New York Times, a Liga dos Campeões irá representar uma espécie de primeira divisão dos clubes europeus, com 32 equipas, seguida pela Liga Europa, com 32 equipas, e de uma terceira competição a criar com 64 equipas.

Atendendo à informação veiculada pelo referido diário norte-americano, a Liga dos Campeões corre o risco de tornar-se numa competição ainda mais elitista onde apenas as 24 equipas melhor classificadas na prova conseguiriam o apuramento automático no ano seguinte, com prémios superiores aos aplicados atualmente, e apenas quatro equipas novas entrariam todos os anos na prova.

Outra alteração prevista para a Liga dos Campeões seria a reformulação da fase de grupos com a criação de quatro agrupamentos de oito equipas cada, em que apenas o primeiro classificado garantiria a passagem a uma 'final four' à imagem do que acontece agora com a Liga das Nações.

A entrada direta na Liga dos Campeões seria feita de acordo com os resultados obtidos pelos clubes na prova, sendo que o apuramento de quatro novas equipas por época para este grupo de elite será feito via Liga Europa.

Ou seja, de acordo com os planos da UEFA, os campeões de países como Holanda, Bélgica e Portugal seriam automaticamente apurados para a Liga Europa, e não para a Liga dos Campeões como acontece atualmente.

Estas alterações estão a deixar os responsáveis de vários clubes europeus apreensivos perante o risco da criação de um 'fosso' ainda maior entre 'clubes grandes' e 'clubes pequenos'.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.