Fechada a fase de grupos da edição 17/18 da Liga dos Campeões, resta fazer o balanço da participação portuguesa.

O Benfica, cabeça de série do grupo A. teve uma participação para esquecer, não tendo amealhado nem sequer um cêntimo nos seis jogos realizados, aqui não se conta o prémio na participação na fase de grupos.

Das três equipas portuguesas em prova, o Benfica foi a pior e ontem viu mesmo confirmada o estatuto de pior equipa da edição 2017/2018.

Os encarnados somaram seis derrotas nos embates frente a Manchester United, Basileia e CSKA de Moscovo. A equipa de Rui Vitória marcou apenas um golo e sofreu 14.

Sporting

Realizado o sorteio para a fase de grupos, o Sporting já sabia que ia ter uma tarefa muito complicada para passar à próxima fase de grupos da Champions. No grupo D, moravam dois tubarões: O Barcelona, um dos vencedores crónicos na prova nos últimos anos e a Juventus, equipa que marcou presença em duas finais da Champions nos últimos três anos. Contas feitas, os leões fizeram participação digna e discutiram até final o apuramento com a Juventus.

A equipa de Jorge Jesus acabou por ser infeliz nas partidas contra a' vecchia signora'. Em Turim, depois de se ter visto a ganhar, acabou por perder o jogo a poucos minutos do final. Em Alvalade, em vantagem durante muito tempo, O Sporting deixou a Juve empatar quando faltavam poucos minutos para o final do encontro. O Sporting acabou o grupo na terceira posição com sete pontos: duas vitorias, um empate e três derrotas. Oito golos marcados e nove sofridos. vê-se assim relegado para a Liga Europa, e tem sérias aspirações na segunda prova de clubes a nível europeu.

FC Porto

O FC Porto confirmou como cliente habitual dos oitavos de final. São já 13 as presenças dos azuis e brancos nessa fase da prova. Os Dragões fecharam o grupo com chave de ouro ao golearem o Mónaco de Leonardo Jardim por 5-2. Feitas as contas, a equipa de Sérgio Conceição acabou o grupo no segundo lugar com 10 pontos atrás do Besiktas de Quaresma e Talisca. Somaram no total: Três vitórias, um empate e duas derrotas. São 15 golos marcados e 10 sofridos.

O FC Porto é assim a única equipa portuguesa apurada para os oitavos de final da Champions e vai reconhecer a sua sorte no sorteio da próxima sexta-feira.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.