O FC Porto defronta amanhã o Mónaco em jogo a contar para a segunda jornada do grupo G da Liga dos Campeões depois da derrota caseira com o Besiktas na primeira ronda. A equipa de Sérgio Conceição procura assim os primeiros pontos na prova milionária com a possibilidade de fazer história, uma vez que nenhum clube português conseguiu vencer o Mónaco no Estádio Louis II.

Recorde-se que o único confronto oficial entre as equipas do FC Porto e do Mónaco ocorreu na final da Liga dos Campeões da época 2003/2004 com o triunfo dos 'dragões' por 3-0 em Gelsenkirchen, na Alemanha.

No entanto, o jogo de amanhã no Estádio Louis II não será uma estreia absoluta para a equipa portista neste palco, uma vez que já lá perdeu três finais europeias: a Supertaça europeia de 2003 frente ao AC Milan de Rui Costa (1-0); a Supertaça europeia de 2004 frente ao Valência (2-1) e a Supertaça europeia de 2011 frente ao Barcelona de Guardiola e Messi (2-0).

Frente ao Mónaco de Leonardo Jardim, a equipa de Sérgio Conceição precisa de somar a primeira vitória na competição, e a primeira no referido palco, depois de uma derrota caseira frente ao Besiktas por 3-1.  O FC Porto encontra um Mónaco não tão forte como na última época, no qual foi campeão e chegou às meias-finais da ‘Champions’, sobretudo face às saídas de Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain), Bernardo Silva ou Mendy (Manchester City).

A equipa de Leonardo Jardim e João Moutinho procura, tal como o FC Porto, a primeira vitória no grupo G, depois de ter empatado na visita aos alemães do Leipzig (1-1), que na terça-feira visitam o Besiktas, de Pepe e Ricardo Quaresma.

A nível das equipas portuguesas, o AS Monaco nunca perdeu em casa, tendo empatado com o Benfica em outubro de 2014, naquele que foi o melhor registo de um clube nacional no reduto monegasco.

O Sporting também jogou no Estádio Louis II na fase de grupos da Liga dos Campeões de 1997/1998 e perdeu por 3-2 depois de estar a vencer por 2-0 ao intervalo com golos de Luís Miguel e Oceano. No segundo tempo, os monegascos reagiram à desvantagem com um golo de David Trezeguet aos 65' minutos e conseguiram a reviravolta com dois golos de Thierry Henry.