Um livre direto superiormente marcado por Sérgio Oliveira deu ao FC Porto a vitória no seu primeiro jogo oficial da época, na primeira-mão da terceira eliminatória da 'Champions'. No Estádio Krasnodar, os 'dragões' tiveram as melhores oportunidades mas só conseguiram marcar aos 90 minutos, num livre apontado pelo médio que está de volta, após meia época no PAOK da Grécia. Os azuis-e-brancos ficam assim mais perto dos play-offs onde vão defrontar o vencedor da eliminatória entre o Olympiakos e o Basaksehir, caso eliminem o Krasnodar da Rússia.

Veja as melhores imagens do jogo

Com os reforços Marcano e Marhsesín, o promovido Romário Baró e o regressado Sérgio Oliveira no onze, o FC Porto entrou no Krasnodar Stadium com os olhos postos nos milhões da Champions. O adversário, com mais um mês de preparação e já com quatro jogos oficiais em relação aos 'dragões', tentava chegar a fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez.

Marega, que ainda não tinha feito qualquer minuto na pré-época, em virtude de ter estado na Taça das Nações Africanas, saltou diretamente para onze, fazendo dupla de atacantes com Soares. Conceição optou por deixar Nakajima fora das opções, tal como Osório, Tomás Esteves e Saravia, que nem no banco estavam.

O primeiro tempo foi quase todo do FC Porto. Aos 11 minutos, Marega foi isolado por Sérgio Oliveira mas rematou mal e para fora, quando tinha tudo para marcar. Aos 25 é Soares a rematar contra um adversário na área. Na recarga, Corona rematou à figura do guarda-redes.

A jogar em casa e perante o seu público, só nos minutos finais da primeira parte os russos conseguiram criar algum perigo. Primeiro num livre do sueco Berg, por cima. Depois, num centro que Marcano afastou, quando Berg aparecia para finalizar. A formação do Krasnodar dava preferência ao lado direito da defesa portista para atacar, onde descaia o reforço francês Cabella, além do brasileiro Wanderson, muito rápido e tecnicista.

Aos 53 minutos, Vítor Bruno, adjunto que substituiu Conceição no banco (treinador portista cumpriu um jogo de castigo), retirou Romário Baró para lançar Luiz Díaz. O jovem médio de 19 anos estava a ter dificuldades em ter bola e já tinha amarelo. O técnico russo Sergey Matveev resolveu também dar mais amplitude ofensiva à sua equipa, trocando o apagado Namli pelo jovem Suleymanov, Kambolov por Fjóluson e Berg por Ari. Zé Luís ocupou a vaga de Soares no ataque portista, numa altura em que o jogo estava partido, com várias transições rápidas de parte a parte, nem sempre bem definidas.

Com o jogo partido, o Krasnodar vai criar a sua primeira grande oportunidade aos 80 minutos, numa boa jogada de ataque. Luíz Díaz não fechou no seu flanco, a bola entrou na área onde apareceu Cabella a rematar forte, para grande defesa de Marchesín.

Vítor Bruno trocou o esgotado Corona por Otávio aos 85 minutos, numa altura em que o FC Porto tentava colocar algum travão no jogo ofensivo dos russos. Aos 90 minutos, num livre direto após falta sobre Zé Luís, Sérgio Oliveira rematou colocado e apontou o único golo do encontro, deixando os 'dragões' mais perto do play-off.

O FC Porto volta a ser feliz na Rússia, onde chegou aos seis triunfos. Soma apenas uma derrota e um empate, ambos frente Zenit São Petersburgo.

O jogo da segunda-mão está marcado para o dia 13 de agosto, no Estádio do Dragão. Se passar esta ronda, os azuis-e-brancos irão medir forças com o vencedor da eliminatória entre o Olympiakos e o Basaksehir, no play-off. Os 'dragões' procuram carimbar a nona presença consecutiva na fase de grupos da Liga dos Campeões.