Mourinho chegou ao Barcelona pela mão de Bobby Robson e quando este saiu Van Gaal fez questão que este permanecesse na estrutura do clube, até mesmo quando o hoje Special One recebeu um convite de Portugal:

“Quando falei com Van Gaal sobre voltar a Portugal para ser assistente no Benfica, ele disse-me “Não vás!... Diz ao Benfica que se eles quiserem alguém para treinador principal tu vai, mas caso queiram um assistente tu ficas”, contou Mourinho em entrevista ao site da UEFA.

Mourinho seguiu o conselho do holandês e recorda o experiente treinador como alguém com quem aprendeu muito:

“Van Gaal é alguém com muita confiança e isso foi muito importante para mim quando era ainda novo. Ele deu-me a confiança para orientar a equipa em campo e em jogos da Taça da Catalunha disse-me ‘Eu vou para a bancada e tu tomas conta da equipa’”.

Van Gaal acompanhou o desenvolvimento de Mourinho e vê com agrado o seu crescimento:

“Ele era muito modesto na altura e foi interessante assistir ao seu desenvolvimento e ao modo como a sua personalidade se desenvolveu. No fundo eu já sabia que ele ia ser assim, pois ele sempre foi o muito apaixonado e rapidamente percebi o conhecimento que ele tinha do jogo.”

Outrora aluno e professor, Mourinho e Louis Van Gaal têm reencontro marcado para a final da Liga dos Campeões, sábado, no Santiago Bernabéu, a partir das 19h45.