Numa ronda em que o representante luso, o FC Porto, mede forças com o Arsenal, o técnico dos tetracampeões transalpinos vai defrontar, pela primeira vez, a equipa que colocou entre os grandes do futebol inglês e europeu.

Em poucos mais de três épocas no conjunto londrino, Mourinho conquistou dois títulos ingleses - o Chelsea apenas havia sido campeão em 1954/55 -, e ainda uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga e uma Supertaça inglesa.

Na Europa, o português logrou igualmente boas campanhas, mas não conseguiu levar os londrinos ao título europeu, depois de se sagrar campeão europeu pelo FC Porto (2003/2004), ao cair duas vezes nas meias-finais (2004/2005 e 2006/2007), ambas perante o Liverpool.

Mourinho vai reencontrar os adeptos que o fizeram “especial” e também grande parte da equipa que formou, nomeadamente Didier Drogba, Frank Lampard, John Terry, Ricardo Carvalho, Michael Balack, Mickael Essien, Petr Cech, Ashley Cole, a base dos actuais líderes da “Premier League”.

Vencedor do grupo em que esteve incluído o FC Porto (ganhou os dois jogos aos portugueses por 1-0), o Chelsea, agora comandado pelo técnico italiano Carlo Ancelotti e com os portugueses Deco, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Hilário, parte como favorito.

O outro confronto que mais promete é o que opõe o Manchester United, campeão europeu em 2007/2008 e vice-campeão em título, ao AC Milan, apesar de os transalpinos estarem a “quilómetros” dos seus tempos áureos.

Nos outros embates, o campeão europeu FC Barcelona é claramente favorito face ao Estugarda, bem como Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, que enfrenta o Lyon, na procura de dar maus um passo para o sonho de estar presente na final marcada para a sua “casa”, o Santiago Bernabéu.

O FC Porto-Arsenal promete mais equilíbrio, mesmo tendo em conta o “zero” de vitórias portistas em Inglaterra (14 jogos), bem como o Bayern Munique-Fiorentina.

Os “oitavos” da “Champions” contam ainda dois embates entre equipas menos cotadas, o Olympiakos-Bordéus e o CSKA de Moscovo-Sevilha, com gauleses e espanhóis como favoritos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.