A Liga dos Campeões regressou na sexta-feira, quase cinco meses depois da paragem devido à pandemia da COVID-19, com a luta pelos últimos quatro lugares na inédita 'final a 8' de Lisboa. Manchester City, Lyon, Barcelona e Bayern Munique juntaram-se a Atalanta, Atlético Madrid, Leipzig e PSG, que já haviam garantido a passagem aos quartos de final antes da interrupção da prova.

Especial Liga dos Campeões: Acompanhe todas as decisões com o SAPO Desporto! 

A UEFA acabou por decidir fazer uma inédita fase final, com eliminatórias de apenas um jogo, em Lisboa, de 12 a 23 de agosto. Nesse sentido, recordamos o percurso da Atalanta até esta fase da competição. A equipa italiana tem encontro marcado com o PSG na quarta-feira (20h00), no Estádio da Luz.

O caminho da Atalanta

Em maio de 2019,  a Atalanta garantia o apuramento para Liga dos Campeões pela primeira vez na sua história, com o terceiro lugar na Serie A. Foi, de resto, a única equipa a estrear-se na fase de grupos em 2019/20. O sorteio ditou que o emblema de Bergamo defrontasse o Manchester City, o Shakhtar Donetsk e o Dínamo de Zagreb no grupo C.

A caminhada não foi fácil. O clube italiano conquistou apenas um ponto nas primeiras quatro jornadas e sofreu as duas maiores derrotas europeias nesta temporada, ao perder 4-0 fora com o Dínamo de Zagreb na partida de estreia, e por 5-1 na visita ao Manchester City, no segundo jogo fora de casa.

A Atalanta acabaria por somar o primeiro ponto ao empatar 1-1 em casa com o Manchester City na quarta jornada. Depois seguiu-se a primeira vitória na competição, com um triunfo por 2-0 ante o Dínamo de Zagreb, em Milão, e o apuramento para os oitavos de final foi garantido com um triunfo por 3-0 na Ucrânia, diante do Shakhtar de Luís Castro, na sexta e última jornada da fase de grupos.

Contas feitas, o emblema de Bergamo fechava o grupo C no segundo lugar, com um total de sete pontos, menos sete do que o Manchester City e mais um que o Shakhtar Donetsk, que caía para a Liga Europa.

Nos oitavos de final, a Atalanta teve pela frente os espanhóis do Valência e, mais uma vez, os estreantes nesta edição da Champions mostraram que não estavam para brincadeiras, recebendo a equipa 'che' com um triunfo por 4-1 na primeira mão. Hans Hateboer bisou numa exibição categórica dos italianos, que também marcaram por Josip Iličić e Remo Freuler. O Valência só conseguiu reagir aos 66 minutos, com um golo de Denis Cheryshev, que entrou para o lugar de Gonçalo Guedes, mas o resultado não sofreu mais alterações.

Liga dos Campeões: Valência - Atalanta
Jogadores da Atalanta festejam golo frente ao Valência

Na segunda mão, já disputada à porta fechada devido à pandemia da COVID-19, a Atalanta venceu no Mestalla por 4-3. Iličić foi a grande figura do encontro ao apontar os quatro golos da equipa de Bergamo, 'carregando' os italianos para os quartos de final. Gameiro ainda bisou para o Valência e Ferran Torres fez o terceiro golo, mas não foi o suficiente para parar o poderio da Atalanta (8-4 no conjunto dos dois jogos).

Nos quartos de final, a Atalanta terá pela frente o PSG, crónico campeão francês, mas que não passa esta fase da competição desde 1994/95, tendo caído nos 'oitavos' nas últimas quatro temporadas.

Depois de ter fechado a Serie A no terceiro lugar, a Atalanta terá a vantagem de chegar com maior ritmo competitivo à partida com o Paris Saint-Germain, que viu o campeonato francês ser cancelado em março, mas ainda teve oportunidade de conquistar a Taça de França a 24 de julho.

Pode acompanhar todas as incidências da partida aqui. O vencedor do encontro entre a Atalanta e o Paris Saint-Germain vai defrontar o Atlético Madrid ou o Leipzig nas meias-finais.

Registo em 2019/20 na Champions: J8 V4 E1 D3 GM16 GS16

Melhor marcador: Josip Iličić  (5 golos)

Segundo classificado do Grupo C

▪ Dínamo Zagreb 4-0 Atalanta (Leovac 10, Oršić 31 42 68)
▪ Atalanta 1-2 Shakhtar (Zapata 28; Júnior Moraes 41, Solomon 90+5)
▪ Man. City 5-1 Atalanta (Agüero 34 38pen, Sterling 58 64 69; Malinovskyi 28pen)
▪ Atalanta 1-1 Man. City (Pašalić 49; Sterling 7)
▪ Atalanta 2-0 Dínamo Zagreb (Muriel 27pen, Gómez 47)
▪ Shakhtar 0-3 Atalanta (Castagne 66, Pašalić 80, Gosens 90+4)

Oitavos-de-final

Primeira mão (19 de Fevereiro): Atalanta 4-1 Valência (Hateboer 16 62, Iličić 42, Freuler 57; Cheryshev 66)
Segunda mão (10 Março): Valência 3-4 Atalanta (Gameiro 21 51, Ferrán Torres 67; Iličić 3pen 43pen 71 82)
(8-4 total)

Especial Liga dos Campeões: Acompanhe todas as decisões com o SAPO Desporto!