Há 12 meses, por esta altura, Nápoles e Barcelona atravessavam um grande momento, caminhando tranquilamente para a conquista do título de campeão em Itália e Espanha, respetivamente.
Porém, volvido um ano, o momento de ambas é precisamente o oposto, com as duas equipas bem longe do topo quer da Serie A, quer da La Liga. Os napolitanos apresentaram mesmo na passada segunda-feira Francesco Calzona como novo treinador, o terceiro técnico da época, depois de Rudi Garcia e Walter Mazzarri. Nos catalães, já se sabe que o técnico Xavi Hernández vai deixar a equipa no final da temporada.
Nápoles e Barcelona defrontam-se na noite desta quarta-feira na primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League, a partir das 20h00, no Stadio Diego Armando Maradona, batizado com o nome do astro argentino que, curiosamente, brilhou com a camisola das duas equipas, chegando à Europa pela mão dos catalães antes de se tornar num ídolo sem igual no emblema do sul de Itália.
Os dois conjuntos já mediram forças em duas eliminatórias europeias no passado: nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões de 2019/20 e nos play-off da fase a eliminar da Liga Europa 2021/22, tendo o Barcelona seguido em frente em ambas as ocasiões.
O Nápoles somou apenas duas vitórias nos últimos seis jogos no conjunto de todas as provas, enquanto o Barcelona vem de uma vitória, mas só ganhou três dos seus últimos seis jogos, perdendo dois deles.
Equipas prováveis
Nápoles: Meret; Di Lorenzo, Østigård, Rrahmani, Mazzocchi; Zambo Anguissa, Lobotka, Cajuste; Politano, Osimhen, Kvaratskhelia
Barcelona: Ter Stegen; Koundé, Ronald Araújo, Iñigo Martínez, João Cancelo; De Jong, Christensen, Gündoğan; Yamal, Lewandowski, Pedri
O que dizem os treinadores
Francesco Calzona, treinador do Nápoles: "Começámos de novo, reiniciamos tudo, iniciamos um novo caminho. Os adeptos do Nápoles são especiais e é nossa responsabilidade fazê-los felizes com as nossas exibições e resultados. O Barcelona é uma equipa forte, uma das mais fortes em toda a Europa. Reconhecemos a sua força, mas não temos medo, porque somos o Nápoles."
Xavi Hernández, treinador do Barcelona: "Viemos aqui com entusiasmo e esperança. É um cenário estranho disputar um grande jogo contra uma equipa do Nápoles que mudou de treinador pouco antes do jogo. Não é fácil preparar-nos. Não nos podemos esquecer que vamos defrontar os campeões italianos."
Comentários