Nuno Espírito Santo vai atrás de um resultado histórico no FC Porto. O clube azul e branco nunca venceu em Inglaterra. Frente ao Leicester City, o treinador dos dragões vai tentar contrariar um historial que dá favoritismo aos ingleses. Em terras de Sua Majestade, o melhor que a equipa da cidade Invicta conseguiu foram dois empates. Em 17 jogos, 15 terminaram com a derrota dos dragões.

Apesar do histórico negativo, uma das melhores memórias da equipa portuguesa na Europa chega de Inglaterra. Com Nuno Espírito Santo sentado no banco de suplentes, o FC Porto de Mourinho empatou com o Manchester United. O empate conseguido perto do fim foi o suficiente para apurar a equipa lusa e protagonizar um dos momentos emblemáticos de Mourinho: a corrida para a bandeirola de canto a festejar o golo.

Mourinho foi o primeiro a evitar a derrota em Inglaterra, mas não o único. Também Jesualdo Ferreira conseguiu um empate frente a formações inglesas. O antigo treinador da equipa azul-e-branca foi o que mais vezes visitou o país, com sete visitas. Ao todo, 11 técnicos tiveram oportunidade de orientar os dragões em Inglaterra.

Elek Schwartz, Aymoré Moreira, José Maria Pedroto, Carlos Alberto Silva, António Oliveira, Fernando Santos, Victor Fernández, Vitor Pereira e Julen Lopetegui juntam-se a José Mourinho e Jesualdo Ferreira no lote de treinadores que foram jogar com o FC Porto a Inglaterra.

Nuno Espírito Santo vai ser o 12º técnico a fazer a viagem. A questão passa por saber se vai ser o primeiro a bater uma equipa inglesa fora de portas. Leicester City e FC Porto enfrentam-se na segunda jornada do Grupo G. Os campeões ingleses seguem na primeira posição depois de terem vencido o Club Brugge na primeira ronda por 3-0.