A terceira melhor defesa da fase de grupos da Liga dos Campeões, entre 32 equipas. Um feito digno de registo para o FC Porto num Grupo C que à partida se considerava equilibrado, mas onde os 'dragões' lograram o apuramento com um total de 13 pontos e apenas uma derrota, só superados pelo milionário Manchester City.

E foram os 'cityzens', precisamente, um dos dois únicos conjuntos a lograr um registo defensivo melhor do que o do Porto. A turma de Josep Guardiola sofreu apenas um golo, curiosamente marcado pelos 'dragões', na primeira jornada, assinado por Luis Díaz. Melhor que o FC Porto em termos de golos sofridos, para além do City, só outro conjunto inglês: o Chelsea, que venceu o Grupo E com dois golos sofridos.

Mas o feito de sofrer apenas três golos numa fase de grupos, que por si só constitui o igualar do seu melhor registo na prova, alcançado apenas por outras duas ocasiões no passado (em 2016/17, com Casillas na baliza, e em 2009/10, com Helton), não diz tudo. É que, para além disso, o FC Porto contabiliza cinco jogos seguidos sem sofrer golos na prova (algo que nunca tinha logrado), tendo apenas sofrido golos precisamente na visita da ronda inaugural a Manchester, da qual saiu derrotado por 3-1.

Ora o último golo sofrido pelo FC Porto na presente Champions foi, então, ao minuto 73 da primeira jornada, marcado por Férran Torres. Quer isto dizer que a turma de Sérgio Conceição está há 467 minutos sem sofrer golos na mais importante competição de clubes da UEFA (divididos entre Marchesín - 377 minutos - e Diogo Costa - os 90 minutos de quarta-feira, na Grécia), o que também significa um novo máximo para os 'azuis e brancos'.

Apenas outras quatro equipas no passado conseguiram estar cinco jogos consecutivos sem sofrer golos na Liga dos Campeões: Atlético Madrid (2014/15), Manchester United (2010/11), Liverpool (2005/06) e Juventus (2004/05). Agora, também Manchester City e FC Porto se juntaram a esse restrito lote.

Curiosamente, um registo defensivo na Europa que surge quando, a nível interno, o FC Porto apresenta o seu pior registo defensivo dos últimos 44 anos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.