Um dia depois, com Cristiano Ronaldo a protagonizar uma exibição para esquecer no Estádio do Dragão e a Juventus a perder por 2-1 frente ao FC Porto, outro nome brilhava no outro jogo da noite: Erling Haaland conduzia o Dortmund à vitória por 3-2 em Sevilha com dois golos e uma assistência.

Esta temporada, na Liga dos Campeões, Ronaldo e Messi somam, cada um, quatro golos. Haaland leva tanto como os dois juntos (oito) e Mbappé leva cinco. E, se recuarmos um pouco mais no tempo, vemos que desde o início da edição da época passada, 2019/20, da Liga dos Campeões, Haaland marcou 18 golos na Champions League, mais três do que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi juntos.

Com Hat-trick em Barcelona, Mbappé ultrapassa Pauleta nos melhores marcadores do PSG
Com Hat-trick em Barcelona, Mbappé ultrapassa Pauleta nos melhores marcadores do PSG
Ver artigo

Quer o jovem prodígio norueguês, quer o internacional francês, que conta já com um título de campeão do mundo de seleções no seu palmarés (algo que Ronaldo e Messi não lograram e talvez nunca consigam lograr), começam a somar também eles recordes, à imagem do que o português e o argentino foram fazendo ao longo dos últimos 15 anos.

E começam, eles mesmos, a lutar entre os dois por novos recordes. Um deles, detido por Mbappé, poderá esta época ser quebrado por Haaland. O francês foi o jogador que mais golos marcou na Champions League antes de completar 21 anos (19 golos). Mas o norueguês, que ainda só tem 20 anos, chegou com o bis de quarta-feira ante o Sevilha aos 18. Como só faz 21 anos já depois do final desta edição da Liga dos Campeões, só precisa de marcar por mais duas vezes para ultrapassar o registo do avançado do PSG.

Dortmund faz a reviravolta e vence em Sevilha
Dortmund faz a reviravolta e vence em Sevilha
Ver artigo

A título de curiosidade, diga-se que Lionel Messi só marcou por oito vezes na 'liga milionária' antes de fazer 21 anos e que Cristiano Ronaldo só se estreou a marcar na prova...com 23. Bem longe, portanto, dos números destes dois novos prodígios do futebol atual.

Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, claro, continuam a marcar e o momento do seu adeus aos relvados poderá ainda demorar mais algumas épocas. Ronaldo, por exemplo, aos 36 anos, lidera a lista de melhores marcadores da Serie A italiana com 16 golos e Lionel Messi, aos 33, soma 15 na presente edição da La Liga. Mas o render da guarda e o passar de testemunho no que toca à luta por Bolas de Ouro parece estar a chegar e há um francês e um norueguês a afirmarem-se cada vez mais como candidatos ao trono e a travarem, quem sabe, um duelo e uma rivalidade tão época como a de CR7 e Leo Messi.

Esta temporada, na Bundesliga, Haaland soma 15 golos (curiosamente os mesmos de Messi em Espanha) e na Ligue 1 Mbappé leva 16 (os mesmos de Ronaldo na Serie A). Ao todo, nas respetivas carreiras, o norueguês soma, aos 20 anos, 96 golos em 142 jogos como profissional; o francês, aos 22 anos, totaliza 154 golos em 252 jogos oficiais.

Ainda estão, claro, bem longe dos 763 golos em 1049 jogos de Cristiano Ronaldo ou dos 725 golos de Messi em 902 jogos. Mas quem sabe se, mantendo este ritmo que mostram em tão tenra idade, não chegarão a atingir registos e recordes de Ronaldo e Messi que muitos pensa(va)m impossíveis de igualar.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.