Os sorteios dos quartos de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa ditaram grandes jogos para a próxima fase das duas competições, mas quão equilibrados poderão ser estes duelos?

Se é certo que só após os 120 minutos dos 'quartos' teremos uma resposta definitiva a essa pergunta, podemos recorrer à teoria e analisar o quão balançados poderão ser estes duelos tendo por base o ranking da UEFA, que tem em conta as últimas cinco épocas europeias das equipas do velho continente.

Começamos pela Liga dos Campeões e no duelo do FC Porto contra o Chelsea. Os portistas ocupam nesta altura o 15.º lugar do ranking, enquanto os londrinos estão dois lugares acima, no 13.º posto, naquele que será o duelo teoricamente mais equilibrado dos 'quartos'.

No extremo oposto estão duas partidas, em que a diferença de lugares no ranking é a mesma: o Manchester City (5.º) defronta o Borussia Dortmund (12.º), enquanto o Real Madrid (2.º) reencontra o Liverpool (9.º). São sete os lugares que distanciam as equipas nestes dois duelos.

FC Porto apanha 'renascido' Chelsea, Bayern e PSG reeditam final
FC Porto apanha 'renascido' Chelsea, Bayern e PSG reeditam final
Ver artigo

A reedição da final da Lisboa do ano passado não é tão equilibrada quanto se poderia pensar, uma vez que este ranking vai mais atrás no tempo, para lá da época passada: entre Bayern (1.º) e Paris Saint-Germain (7.º) está uma distância de seis posições.

Ranking do lote dos 'quartos' - Champions

Manchester City (5.º) vs Borussia Dortmund (12.º)  | Diferença (Dif):  7
FC Porto (15.º) vs Chelsea (13.º) | Dif: 2
Bayern Munique (1.ª) vs Paris Saint-Germain (7.º) | Dif: 6
Real Madrid (2.º) vs Liverpool (9.º) | Dif: 7

Virando o foco para a Liga Europa, é nesta competição que encontramos o jogo mais desequilibrado, com uma diferença de 67 lugares entre duas equipas.

O Manchester United, de Bruno Fernandes, é oitavo no ranking da UEFA e marcou encontro com um estreante nestas andanças europeias, o Granada, que apenas começou a somar pontos esta época e que ocupa a 75.ª posição.

O segundo duelo mais desequilibrado acontece entre Arsenal e Slavia de Praga. Os checos ocupam a 37.ª posição e estão a 26 lugares de distância dos londrinos, 11.ºs classificados no Ranking.

Já o duelo do surpreendente Dínamo Zagreb (33.º), que atirou para fora da competição o Tottenham de José Mourinho, com o Villarreal (25.º) é um duelo com oito 'degraus' de distância, o segundo mais equilibrado para prova.

Duelo de portugueses nos 'quartos' da Liga Europa, Paulo Fonseca defronta Ajax
Duelo de portugueses nos 'quartos' da Liga Europa, Paulo Fonseca defronta Ajax
Ver artigo

Mas mais equilibrado que o Ajax-Roma não se encontra nem na Liga Europa, nem na Liga dos Campeões. A equipa de Paulo Fonseca está no 16.º lugar do ranking, no lugar acima ao ocupado pelos holandeses.

Ranking do lote dos 'quartos' - Liga Europa

Granada (75.º) vs Manchester United (8.º) | Dif: 67
Arsenal (11) vs Slavia Praga (37.º) ! Dif: 26
Ajax (17.º) vs Roma (16.º) | Dif: 1
Dinamo Zagreb (33) vs Villarreal (25.º) | Dif: 8

A verdade é que por mais rankings que existam, o lugar pouco interessa se em campo as equipas não mostrarem a sua qualidade. Para saber se o lugar importa, resta esperar pelos duelos, que estão marcados para o início de abril.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.