
O categórico triunfo da noite de terça-feira do Arsenal sobre o Real Madrid, por 3-0, na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões 24/25, garantiu matematicamente, desde já, mais um lugar a clubes da Premier League na próxima edição da Champions.
É que com esse triunfo a Premier league já não pode cair do top-2 do ranking de ligas da UEFA desta temporada, que vale automaticamente mais uma vaga direta na fase de liga da Chamions League 25/26. Em 24/25 essas vagas extra foram para Bundesliga e Serie A, com Dortmund e Bolonha, quintos classificados dos respetivos campeonatos, a beneficiarem, mas desta feita um deles será garantidamente de uma formação inglesa, com a La Liga espanhola bem posicionada para garantir a outra.
Neste momento, o quinto lugar da Premier League é ocupado pelo Newcastle, com o Manchester City no sexto posto e o Aston Villa no sétimo lugar (Liverpool, Arsenal, Nottingham Forest e Chelsea seguem, por esta ordem, nos lugares da frente e em posição de apuramento para a Champions 25/26).
Mas se cinco equipas inglesas já estão garantidas número pode até, eventualmente, subir até...sete. Isto porque o Aston Villa, que segue então no sétimo posto da Premier League, ainda está nos quartos de final da presente edição da Liga dos Campeões (vai defrontar, esta noite, o Paris Saint-Germain) e se eventualmente acabar por conquistar a prova e terminar abaixo do quinto posto na Premier League, também terá direito a uma vaga na Champions 25/26, fazendo então o número de formações inglesas subir para seis.
E os ingleses podem não se ficar por aí. Na Liga Europa há duas equipas inglesas ainda em cena nos quartos de final: o Tottenham e o Manchester United. Se uma delas conquistar o troféu, terá também direito a marcar presença na Liga dos Campeões em 25/26.
Comentários