Segundo classificado da I Liga portuguesa 2019/20, o Benfica vai ter de ultrapassar duas rondas - terceira pré-eliminatória e play-off - para chegar à fase de grupos da edição 2020/21 da Liga dos Campeões. O sorteio da terceira pré-eliminatória apenas terá lugar a 31 de agosto, mas já é possível olhar para o quadro de possíveis adversários das Águias.

Para já, só os franceses do Rennes são certos entre os quatro adversários que poderão calhar em sorte ao Benfica nessa ronda, visto que os 'encarnados' terão estatuto de cabeças-de-série e não poderão assim enfrentar os também cabeças-de-série Dínamo Kiev Gent, igualmente com presença já assegurada nessa ronda.

Quem poderá juntar-se ao conjunto francês na lista de possíveis adversários do Benfica é o Krasnodar, que afastou o FC Porto da corrida a um lugar na Champions em 2019/20. Porém, tal dependerá do Besiktas, vice-campeão turco, que vai disputar a 2ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2020/21. Se superar essa ronda, a formação turca terá estatuto de cabeças-de-série na terceira pré-eliminatória e não poderá defrontar o Benfica, mas 'empurrará' os russos para 'não cabeças-de-série' e, consequentemente, como possíveis adersários da equipa da Luz.

Entre as equipas que vão entrar em cena ainda na 2ª pré-eliminatória do chamado 'Caminho das Ligas' (que envolve formações que não foram campeãs dos seus países) e que depois poderão enfrentar o Benfica na 3ª pré-eliminatória tempos o Viktoria Plzen (República Checa), o Rapid Viena (Áustria), o PAOK de Abel Ferreira (Grécia), o AZ Alkmaar (Holanda) e Lokomotiva (Croácia).

Depois de realizado o sorteio, e face aos constrangimentos de calendário ditados pela COVID-19, os encontros da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões terão, em 2020/21, lugar apenas a 15 ou 16 de setembro.