Portugal voltou a ter uma má semana na Europa, com apenas uma vitória em quatro jogos. A derrota do SC Braga na Liga Europa na quinta-feira, deixou Portugal mais longe da França, o atual 5.º colocado no Ranking da UEFA e viu aproximar-se os Países Baixos. Os franceses tem agora dois pontos de vantagem sobre Portugal, após os triunfos do Lyon e do Mónaco e do empate do Rennes.
Desde o início da época que Portugal tem vindo a perder terreno para a França, atual 5.ª colocada no ranking da UEFA. Em 2021/2022, a França consolidou o 5.º posto com 11.916 pontos, Portugal apenas amealhou 7.916 pontos.
Nesta ronda europeia, os quatro clubes lusos apenas somaram oito pontos, sete deles pelo Sporting (dois pela vitória e cinco pelo apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões)
Os Países Baixos recuperaram (1,800) e estão a 5,682 de Portugal, uma vez que nesta 5.ª ronda de jogos da UEFA, os cinco clubes somaram 11 pontos (Ajax somou dois na Champions, PSV Eindhoven outros dois, Feyenoord, Vitese e AZ Alkmaar os restantes pontos na Liga Conferência.
Os neerlandeses estão em vantagem em relação a Portugal por ainda terem todas as cinco equipas que iniciaram provas da UEFA a competir, logo os pontos são divididos por cinco. Já Portugal, que perdeu Paços de Ferreira e Santa Clara nos play-off da Liga Conferência, só tem quatro equipas que têm de dividir os pontos por seis.
Com a tabela atual, os neerlandeses iniciariam a próxima época à frente de Portugal (cairia para o sétimo lugar) no ranking, o que quer dizer que 'roubariam' uma equipa na Champions aos portugueses em 2024/25.
De recordar que o ranking é feito a cinco anos, ou seja, a partir da próxima temporada a época 2017/2018 deixa de contar, algo que ajuda os neerlandeses já que eliminam o seu pior desempenho nos últimos cinco anos (2.900 pontos contra 9.666 de Portugal).
Por isso, será muito importante o Sporting não perder na última ronda da Champions diante do Ajax, uma vez que se trata de um confronto direto. As possíveis vitórias de Benfica, FC Porto e SC Braga, que jogam em casa, podem ajudar a atenuar as perdas.
Comentários