O FC Porto perdeu, esta terça-feira, com o Paris Saint-Germain por 2-1, em jogo da sexta e última jornada do Grupo A da Liga dos Campeões. Thiago Silva (29’) inaugurou o marcador, Jackson empatou quatro minutos depois e, na segunda parte, o golo de Lavezzi, com ajuda de Helton, ditou a derrota portista e consequente segundo lugar na fase de grupos.
Eliminados da Taça de Portugal pelo SC Braga, os Dragões entraram feridos na capital francesa mas estavam dispostos a conseguir – até pela gestão feita no jogo no Minho - o primeiro lugar do Grupo A da Liga dos Campeões.
Já apurado para os oitavos de final da prova, Vítor Pereira apostou no seu melhor "onze" para conseguir o primeiro lugar e assim evitar os líderes dos restantes grupos. Destaque para o regresso de Mangala ao eixo da defesa, ao lado de Nicolas Otamendi. O meio-campo foi constituído por Moutinho, Lucho e Fernando e o ataque por Varela, Jackson e James.
O FC Porto entrava no Parque dos Príncipes a precisar apenas de um empate mas, pela forte entrada dos parisienses, o PSG também queria o mesmo que a equipa portuguesa.
O Paris Saint-Germain entrou melhor no jogo mas, rapidamente, o FC Porto impôs o seu passo, principalmente a meio-campo, com Lucho e Fernando a marcarem o ritmo dos Dragões. No entanto, na sequência de um livre, Thiago Mota saltou mais alto que a defesa azul e branco e bateu, de cabeça, Helton na baliza. O guarda-redes brasileiro ainda suspirou quando viu a bola bater na barra mas esta acabou mesmo por entrar, fazendo o primeiro do encontro em Paris aos 29 minutos.
O FC Porto não foi abaixo com o golo sofrido e partiu logo para o ataque. Vítor Pereira só teve de esperar quatro minutos para ver o empate novamente estabelecido no marcador, após Jackson ter cabeceado certeiro para o fundo das redes, na sequência de um excelente cruzamento de Danilo pela direita.
Nos instantes finais do primeiro tempo, o FC Porto voltou a estar por cima do encontro mas as duas equipas foram descansar para os balneárioscom um empate a um golo no marcador do Parque dos Príncipes.
Na etapa complementar, o PSG precisou de 15 minutos para fazer o segundo tento da noite, com muitas culpas para Helton que, até aqui, estava ser a figura do encontro ao evitar os golos de Ménez e Ibrahimovic. Na área portista, Lavezzi rematou a curta distância, mas sem muita força, e o guarda-redes brasileiro deixou passar a bola por debaixo do corpo.
Aos 70 minutos surgiu a grande oportunidade para o FC Porto, com Jackson a aparecer frente a Sirigu mas a não conseguir bater o guardião. A bola ainda sobrou para Lucho mas o médio argentino atirou muito por cima.
O apito final na capital francesa confirmou a derrota portista, a primeira nesta fase de grupos, e o FC Porto arrecada o segundo lugar do Grupo A com 13 pontos. Com mais dois, PSG fica com o ambicionado primeiro lugar.
Em menos de uma semana, o FC Porto soma a segunda derrota consecutiva.
Os sorteios da Liga dos Campeões e da Liga Europa estão agendados para o próximo dia 20 de dezembro.