Terminada a fase de grupos, que terminou com o apuramento de FC Porto e Benfica para os oitavos-de-final como vencedores dos respetivos grupos e que poderia ter sido (ainda mais) histórica para as cores portuguesas, com o Sporting a ficar perto de, também ele, seguir em frente, o que ditaria um inédito 'pleno', é altura de fazer contas ao dinheiro amealhado até ao momento por águias, dragões e leões na presente edição da Liga Milionária.

Juntos, superam já os 150 milhões de euros em prémios (isto sem contar ainda com o denominado 'Market Pool', cuja divisão será feita apenas no final da temporada). Benfica (com ligeira vantagem) e FC Porto ultrapassaram já os 60 milhões, enquanto o Sporting ficou perto dos 35 milhões.

Portugal recupera (algum) terreno aos Países Baixos no Ranking da UEFA com triunfo do Benfica
Portugal recupera (algum) terreno aos Países Baixos no Ranking da UEFA com triunfo do Benfica
Ver artigo

O Benfica chegou aos 61,24 milhões de euros com os 2,8 milhões do triunfo sobre o Maccabi Haifa. Feitas as contas, os encarnados garantiram 38,4 milhões de euros só com a entrada na fase de grupos, aos quais somaram pouco mais de 13 milhões pelas quatro vitórias e dois empates no Grupo H e 9,6 milhões pelo apuramento para os oitavos-de-final.

Um pouco mais abaixo, o FC Porto soma 60,32 milhões de euros, fruto dos 39,6 milhões pela presença na fase de grupos (em função do seu coeficiente a dez anos nas provas europeias), dos 11,2 milhões garantidos com as quatro vitórias no Grupo B e dos 9,6 milhões de euros amealhados pela qualificação para os oitavos-de-final.

Quando ao Sporting termina a sua campanha na Champions com 34,7 milhões de euros arrecadados: cerca de 28 milhões de euros pela presença fase de grupos e pouco mais de 6,5 milhões pelas duas vitórias e um empate somados no Grupo D. O acesso aos oitavos de final, que esteve À sua mercê, teria valido mais 9,6 milhões, mas os leões seguem para a Liga Europa, onde os prémios monetários são bem inferiores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.