Realiza-se esta quinta-feira, às 17h00, o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. Portugal volta a estar representado por três clubes, depois de o Sporting ter-se juntado a Benfica e FC Porto, equipas que entraram diretamente na fase de grupos.

O Benfica já sabia que ia ficar no pote 1, reservado aos campeões das oito principais ligas. Os ´encarnados` sabem que não poderão defrontar ´tubarões` como Real Madrid, Bayern Munique, Chelsea e Juventus. Mónaco, Spartak Moscovo e Shakhtar Donetsk também não serão adversário do Benfica, já que estão no mesmo pote dos ´encarnados`.

Todos estes clubes, exceto o Benfica, poderão calhar ao FC Porto. Os ´dragões` integram o pote 2 do sorteio, juntamente com Barcelona, Atlético Madrid, PSG, Borussia Dortmund, Sevilha, Manchester City e Manchester United. E todos estes poderão jogar contra o Benfica.

Pior está o Sporting. Os ´leões` não conseguiram ascender ao pote 3 e acabaram por ficar no último, onde estão as equipas com pior ranking na UEFA. Juntamente com a equipa de Jesus estão Celtic, CSKA Moscovo, Qarabag, APOEL Nicósia, Feyenoord, Maribor e RB Leipzig.

Quais os melhores e os piores adversários para os ´três grandes`?

Fazer um exercício sobre qual seria o grupo ideal para Benfica, FC Porto e Sporting não é fácil. Isto porque a maior parte dos ´tubarões` da Europa estão na prova milionária. Equipas com melhores orçamentos e mais capacidade para atrair os principais jogadores.

Estas são as 32 equipas apuradas para a fase de grupos da Liga dos Campeões
Estas são as 32 equipas apuradas para a fase de grupos da Liga dos Campeões
Ver artigo

O Benfica, que ficou no pote 1, não terá a vida facilitada. Mas, escolhendo qual seria o adversário menos forte dos restantes três potes, pode-se dizer que um grupo com Sevilha, Olympiakos (ou Anderlecht) e Maribor ou APOEL Nicósia ou Qarabag seria o ideal para o Benfica.

Mas a sorte também pode não querer nada com os ´encarnados`. A verdade é que o Benfica se arrisca também a ficar num grupo com Barcelona, Tottenham ou Feyenoord. Ou num com Manchester United, Nápoles e RB Leipzig. Ou noutro, também forte, com PSG, Liverpool e CSKA Moscovo. Todos difíceis, todos complicados. Mas no relvado serão onze contra onze e o Benfica já ´abateu` alguns do ´tubarões` da Europa.

Tarefa difícil terá também os ´dragões`. Um grupo mais ou menos acessível no sorteio desta quinta-feira poderia ser constituído por FC Porto, Spartak Moscovo, Olympiakos (ou Anderlecht) e APOEL Nicósia (ou Qarabag ou Maribor). Mas a equipa de Sérgio Conceição também poderá calhar num grupo onde terá de medir forças com Real Madrid, Tottenham e CSKA Moscovo. Ou num grupo com Bayern Munique, Nápoles e Feyenoord. Todos muito difíceis.

O Sporting é aquele que terá a tarefa mais complicada. Estando no pote 4, a formação leonina poderá aspirar a um terceiro lugar, que dá acesso à Liga Europa. Mas isto não retira ambição ao Sporting de Jesus que também tem armas para poder lutar pela qualificação aos oitavos-de-final da prova. Numa das melhores opções, o Sporting poderá ficar num grupo com Spartak Moscovo, Sevilha e Olympiakos (ou Anderlecht), o que abriria boas hipóteses de qualificação.

As outras opções para o Sporting são todas complicadas. Na pior das hipóteses, Jesus poderá de enfrentar Real Madrid, PSG e Tottenham. Ou então Bayern Munique, Barcelona e Nápoles. Ou ficar noutro grupo com Juventus, Manchester City (ou Manchester United) e AS Roma. O cenário não é nada agradável para o Sporting.

Os potes para o sorteio desta 5.ª feira

Pote 1: Real Madrid, Bayern Munique, Chelsea, Juventus, Benfica, Mónaco, Spartak Moscovo e Shakhtar Donetsk

Pote 2: Barcelona, Atlético Madrid, PSG, Borussia Dortmund, Sevilha, Manchester City, FC Porto e Manchester United

Pote 3: Nápoles, Tottenham, Basileia, Olympiakos, Anderlecht, Liverpool, Roma e Besiktas

Pote 4: Celtic, CSKA Moscovo, Qarabag, Sporting, APOEL Nicósia, Feyenoord, Maribor e RB Leipzig

Datas dos jogos

1.ª jornada: 12 e 13 de setembro

2.ª jornada: 26 e 27 de setembro

3.ª jornada: 17 e 18 de outubro

4.ª jornada: 31 de outubro e 1 de novembro

5.ª jornada: 21 e 22 de novembro

6.ª jornada: 5 e 6 de dezembro