O FC Porto faz a sua estreia caseira nesta edição da Liga dos Campeões frente ao poderoso Liverpool, adversário de má memória para os Dragões. Se o jogo em si já seria complicado para os Dragões, pior ficou com tantas indefinições na defesa, face a lesões e castigos.

Sérgio Conceição já sabe que terá de escolher uma nova dupla de centrais, já que Mbemba, que costuma jogar ao lado de Pepe, terá de cumprir um jogo de castigo. O congolês viu cartão vermelho nos derradeiros minutos do empate 0-0 com o Atlético Madrid.

Mas a dupla de centrais poderá ser inédita no Dragão. Pepe saiu a meio da segunda parte do empate em Madrid, lesionado, e, desde essa altura, tem vindo a fazer recuperação. Não jogou frente ao Moreirense e frente ao Gil Vicente e é pouco provável que atue esta noite. O jogador de 38 anos não treinou na segunda-feira mas Sérgio Conceição ainda mantém esperanças de o ter frente aos ingleses, mais logo às 20h00.

"O ponto da situação não é risonho. [2. ª feira ]  não treinou, vamos ver [esta 3.ª feira], vai ser até à última a ver se o conseguimos recuperar. Pode interferir na nossa postura em campo e na estratégia para o jogo estar o Pepe ou não estar", disse o técnico, em conferência de imprensa, antes de falar sobre o que muda sem o central de 38 anos.

"Estar Pepe ou não faz diferença. É um jogador que, apesar da idade, é rápido. Nestes jogos é essencialmente ter gente capaz. Ter um jogador da experiência do Pepe é muito bom. Sem ele, podemos mudar alguma coisa. Temos o Marcano ou o Fábio Cardoso, com a ausência também do Mbemba por castigo fica ainda mais complicado. Podemos também fazer uma adaptação. Faz parte do trabalho do treinador arranjar soluções", atirou.

Se Pepe não recuperar, Marcano deverá fazer dupla com Fábio Cardoso. O central ex-Santa Clara ainda não jogou de Dragão ao peito a nível oficial mas poderá ser lançado já na Champinos frente a um 'tubarão' como é o Liverpool.

Outra solução, menos plausível, poderá passar pela entrada de Grujic a central. O médio conhece bem o Liverpool (está empresado pelos Reds aos Dragões), tem rotinas defensivas e já foi utilizado nessa posição nalguns jogos onde o FC Porto precisava de mais pendor ofensivo.

Mas tudo indica que será Marcano e Fábio Cardoso a dupla de centrais. Uma recuperação milagrosa de Pepe colocaria o internacional luso ao lado de Marcano para ajudar a travar Salah e companhia.

Na baliza estará Diogo Costa, Corona deverá ser o lateral direito, como aconteceu em Madrid. Wendel estará a esquerda. No meio, Sérgio Conceição deverá optar por um meio-campo a três, com Sérgio Oliveira, Vitinha e Uribe, no apoio a Luis Diaz, Taremi e Otávio. Outra solução poderá passar por ter Luis Diaz mais perto de Taremi e Fábio Vieira para o meio-campo, num 4-4-2. Mas esperando um jogo intenso, é quase certo que Sérgio Conceição irá abdicar do criativo formado no Dragão.

O FC Porto-Liverpool, da segunda jornada do Grupo B da Liga dos Campeões está agendado para as 20h00 e será arbitrado pelo russo Sergei Karasev.

Na ronda inaugural, os ingleses venceram por 3-2 na receção aos italianos do AC Milan - num embate em que perdiam ao intervalo por 2-1 -, pelo que lideram isolados o Grupo B, com três pontos, contra um de FC Porto e Atlético de Madrid.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.