O bicampeão Real Madrid e o Bayern Munique, dois dos maiores ‘colossos’ do futebol europeu, vão disputar uma final antecipada da Liga das Campeões, ao defrontarem-se nas ‘meias’, que proporcionará também um embate entre Liverpool e Roma.
Os dois clubes totalizam em conjunto 17 títulos europeus (12 da recordista equipa espanhola e cinco da alemã), mas vão continuar sem se encontrar no jogo decisivo da competição, apesar de se terem defrontado sete vezes nas meias-finais, com quatro apuramentos do Bayern e dois do Real Madrid.
Com 18 jogos disputados, madridistas e bávaros foram os clubes que mais vezes se defrontaram na ‘era Champions’ (24, se forem considerados os embates da antecessora Taça dos Clubes Campeões Europeus, tendo-se registado 11 vitórias para cada lado e dois empates).
O Real Madrid tem a sua grande referência no avançado português Cristiano Ronaldo, melhor marcador da prova, com 15 golos (quase o dobro do segundo ‘artilheiro’, o francês Wissam Ben Yedder, do Sevilha, que marcou oito), tendo ‘faturado’ em todos os 10 jogos dos ‘merengues’ nesta edição e por 120 vezes no total da carreira.
Autor de vários golos decisivos, foi uma grande penalidade concretizada por Ronaldo em período de compensação que valeu o apuramento ao Real Madrid, ao reduzir para 3-1 na derrota caseira frente à Juventus (depois de ter vencido em Turim por 3-0), enquanto o Bayern geriu em casa (0-0) o triunfo por 2-1 obtido em Sevilha, nos quartos de final.
Na antecâmara da final pelo oitavo ano seguido, o Real Madrid procura assegurar a 16.ª presença na final da competição, enquanto o Bayern, que hoje anunciou que o croata Niko Kovac será o treinador nas próximas três temporadas, já discutiu o título por 10 vezes.
Para o Real Madrid, só a conquista da Liga dos Campeões pode salvar a época, numa altura em que ocupa o quarto lugar no campeonato espanhol e está prestes a ver o rival FC Barcelona sagrar-se campeão, enquanto o Bayern já assegurou antecipadamente o sexto título alemão consecutivo.
O outro confronto reedita a final de 1984, entre o Liverpool – única equipa invicta nesta época - e a Roma, conquistada pelos ingleses no desempate por grandes penalidades, em pleno estádio da equipa italiana, que atingiu nesse ano as ‘meias’ da prova pela primeira e única vez, até agora.
Para voltar a entrar no lote das quatro melhores equipas europeias, os romanos tiveram de protagonizar a maior surpresa da competição, batendo em casa o FC Barcelona por 3-0, depois de terem perdido em Espanha por 4-1, enquanto o Liverpool venceu, também com alguma surpresa, os dois jogos com o Manchester City (3-0 e 2-1).
A primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões de 2017/2018 realiza-se em 24 e 25 de abril, em Liverpool e Munique, respetivamente, e o segundo confronto está marcado para 01 e 02 de maio, com a final da prova agendada para 26 de maio, em Kiev.
Comentários