Barcelona-Manchester United é um dos maiores jogos da actualidade, entre dois clubes que têm dominado o mercado do futebol. Mas, na verdade, esta é apenas a terceira final entre as equipas…contando que a primeira foi em 1900/91, ainda sob a designação de Taça das Taças (o agora equivalente à Liga Europa).

Os dois clubes reeditam a final de 2008/09, que consagrou os catalães, num ano mágico: ganharam todas as seis competições onde estavam inseridos.

Nesse ano, no estádio Olimpico de Roma, Samule Eto’o e Lionel Messi selaram o triunfo blaugrana com um golo cada um, ainda com Ronaldo a jogar pelos Red Devils. Era a reedição da meia-final do ano anterior, ganha pelos ingleses, que chegariam à final e levantariam a Taça.

Em 1990/91, quando os dois emblemas se encontraram pela primeira vez numa final, ainda ‘reinava’ a Taça das Taças, jogado no estádio do Feiyernoord, na Holanda. Brian McClair bisou e de nada valeu o tento de Ronald Koeman. Os Red Devils levantaram a Taça, na quinta temporada de Alex Ferguson ao serviço do Manchester United.

Entre fases de grupos, quartos-de-final e meias-finais, foram mais oito jogos entre Barcelona e Manchester United, que culminaram em duas vitórias para cada lado e quatro empates.

Agora dia 28 de Maio, em Wembley, o Manchester United quase que joga em casa. E deste jogo sairá o sucessor do Inter de Mourinho, sendo também o encontro que desempata as finais entre ingleses e espanhóis.