O presidente da Associação Europeia de Clubes de futebol (ECA), o alemão Karl-Heinz Rummenigge, instou esta terça-feira os filiados a apoiarem as novas regras de ‘fair play’ financeiro – menos exigentes -, aprovadas na segunda-feira pela UEFA.

“As regras de ‘fair play’ financeiro constituem um elemento muito importante para permitir aos clubes o controlo da sua situação económica. Por isso, a ECA apela aos clubes que apoiem o sistema e trabalhem no quadro das novas regras”, indica o presidente da organização de clubes, em comunicado.

Para Rummenigge, as alterações aprovadas pelo Comité Executivo da UEFA ao regulamento não só se mantêm “perfeitamente coerentes com os princípios do ‘fair play’ financeiro”, como ainda os reforçam.
Com as novas regras, os clubes incumpridores que adiram voluntariamente a um plano de regularização da sua situação financeira passam a dispor de uma tolerância no que concerne à participação em competições sob a égide da UEFA.

Os clubes terão assim até 31 de dezembro, mesmo antes de saberem se garantem a participação nas competições europeias, para demonstrar a adesão voluntária a um “acordo de regularização”, cabendo depois à instância de controlo financeiro da organização emitir um parecer até à primavera do ano seguinte e permitir a abertura de um processo de saneamento, que pode durar até quatro épocas (mais uma do que inicialmente previsto).

O princípio do ‘fair play’, porém, mantém-se, nomeadamente no que respeita às restrições financeiras impostas aos clubes.

De acordo com o princípio do ‘fair play’ financeiro, um clube não pode gastar mais do que ganha, sob pena de sanções que podem chegar até à exclusão das competições da UEFA.

O ‘fair play’ financeiro exige que os clubes envolvidos na Liga dos Campeões e na Liga Europa recuperem gradualmente o seu equilíbrio financeiro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.