O SC Braga foi hoje afastado da Liga dos Campeões, ao perder em casa do Nápoles por 2-0, acabando relegado para a Liga Europa, beneficiando da derrota do Union Berlim.

A precisar de vencer por dois golos de diferença para poder se manter na Champions, a equipa bracarense cedo viu a missão complicada, ao chegar ao intervalo a perder por 2-0, depois dos tentos de Serdar Saatçi, aos nove, na própria baliza, e de Osimhen, aos 33'.

Restou à equipa arsenalista a possibilidade de seguir em frente na Liga Europa, tendo a derrota dos alemães do Union Berlim na receção ao Real Madrid, por 3-2, permitido ao SC Braga apurar-se para o play-off de acesso aos oitavos de final da segunda competição da UEFA, na qualidade de terceiro no Grupo C.

Artur Jorge mudou quatro jogadores em relação à equipa que iniciou a partida contra o Vizela no último fim de semana, com destaque para o regresso de Bruma, que rendeu o lesionado Álvaro Djaló. Foram ainda lançados Víctor Gómez, João Moutinho e José Fonte.

Os minhotos até podiam ter festejado logo aos quatro minutos, num remate de Bruma que saiu ao lado, mas foi o Nápoles a chegar à vantagem. Politano aproveitou uma distração de Borja, fugiu pela direita e cruzou rasteiro, com o desvio de Serdar a levar a bola à trave, acabando por entrar na baliza apesar do esforço de Matheus para evitar o golo.

Veja o golo

Aos 26 minutos, esteve à vista o empate para o SC Braga, com Ricardo Horta (jogo 350 do capitão) a disparar forte para um grande voo de Meret. No entanto, os minhotos voltaram a ser castigados pela eficácia dos napolitanos, que aumentaram a vantagem por Victor Osimhen. Nathan ganhou sobre José Fonte, cavalgou pela esquerda e cruzou para o nigeriano, que desviou para o 2-0.

Veja o golo de Osimhen

Ao intervalo, chegavam (mais) más notícias de Berlim com o Union a fazer o 1-0 frente ao Real Madrid - este cenário deixaria o SC Braga fora das competições europeias.

A equipa de Artur Jorge acabou por respirar de alívio com a reviravolta dos 'merengues', já no decorrer da segunda parte, numa altura em que o duelo no Estádio Diego Armando Maradona havia perdido algum fulgor. Aos 73', contudo, Kvaratskhelia apareceu sozinho na área bracarense, mas Matheus evitou o golo, e depois foi Ricardo Horta a atirar ao poste (79').

O Union Berlim ainda fez o empate na Alemanha, mas o Real Madrid respondeu de imediato com o 3-2 final, concedendo ao SC Braga a passagem à Liga Europa.